As soluções de transformação digital em instituições governamentais têm ajudado a otimizar diversas de suas atividades nos últimos anos. Uma série de recursos tecnológicos passaram a ser utilizados para agilizar as demandas, facilitar os acompanhamentos e proporcionar diversos outros benefícios para a administração pública.
No entanto, as maiores vantagens do investimento nessas iniciativas são sentidas pela população, que passa a poder contar com serviços mais e rápidos e eficientes. Pensando nisso, decidimos listar as principais soluções de transformação digital que podem ser adotadas por instituições governamentais. Confira!
Digitalização de processos
A digitalização de processos é uma das principais soluções para a otimização dos procedimentos em instituições de governo. Afinal, é inegável que documentos físicos representam as práticas que poderiam ser abolidas na gestão pública.
Com os diferentes processos e documentos sendo tratados de forma digital, eles podem ser criados, tramitados, consultados e arquivados de forma fácil e prática. Documentos digitais podem ser acessados por diferentes dispositivos e permitem que os agentes públicos ganhem tempo na execução de suas tarefas.
O resultado é um atendimento mais ágil das demandas da população, que é um passo importante para o desenvolvimento de um conceito mais positivo sobre os serviços públicos.
Melhorias no setor de TI
Para aprofundar a transformação digital em instituições governamentais, muitas delas têm investido em melhorias em seus departamentos de TI. Isso implica na implementação de sistemas de gestão, soluções para automação de processos, migração para a nuvem e otimização de todos os serviços realizados pela administração pública.
Sobretudo nos tempos atuais, em que o trabalho remoto se tornou uma realidade em diversos setores das instituições governamentais, esse aperfeiçoamento se torna essencial. Utilizando as ferramentas corretas, é possível manter a produtividade e reduzir custos, tornando os serviços mais eficientes e modernos.
Gestão orientada por dados
Seguindo uma tendência bastante presente no setor privado, as instituições governamentais têm aproveitado os benefícios da gestão orientada a dados em suas demandas. A ideia é utilizar sempre informações confiáveis, que possam ser verificadas, buscando mais eficiência nos processos internos e resultados práticos mais expressivos.
Quando uma instituição pública toma decisões orientadas por dados, ele é capaz de compreender melhor as necessidades dos usuários, desenvolver políticas públicas mais eficazes e atender melhor a população.
Comunicação com a população
A transformação digital trouxe diversas possibilidades quando se fala em comunicação. Nos últimos anos, ela tem ajudado a tornar mais acessível e democrático o contato da população com os órgãos públicos.
Em complemento aos meios tradicionais, como o telefone e o atendimento presencial, os canais virtuais permitem que as demandas sejam atendidas de forma moderna e inovadora. Disponibilizar essas alternativas é fundamental para aumentar a proximidade entre o governo e a população.
Para implantar os recursos de transformação digital em instituições governamentais de forma assertiva, contar com empresas confiáveis e especialistas em TI é fundamental. Assim, a gestão pública garante a confiança necessária para lidar com dados importantes enquanto promove serviços mais satisfatórios para os usuários.
Quer ficar por dentro das próximas novidades sobre transformação digital? Assine a nossa newsletter e receba nossos conteúdos em sua caixa de entrada!
Entre em contato conosco para saber mais sobre como aplicar nosso ótimo ERP em seu órgão público.
Entenda o que é um ERP para empresas do setor governamental, por que a tecnologia é tão importante para a gestão pública, quais os desafios na implementação nessas entidades, entre outras informações. Faça o download gratuito do ebook aqui ou clique no banner abaixo: