As tecnologias digitais não param de avançar e, a cada ano, surgem novas ferramentas que prometem revolucionar o funcionamento do mercado. Só para exemplificar: recentemente, houve o lançamento do Chat GPT, um chatbot baseado em Inteligência Artificial desenvolvido pela OpenAI. Em pouco tempo, o programa já demonstrou grande potencial para auxiliar o trabalho de diversas áreas, como marketing e programação.
Sendo assim, confira a lista com 10 tendências tecnológicas para 2023!
1- Inteligência Artificial
Ao longo dos últimos anos, o uso da Inteligência Artificial tem se tornado cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, seja no âmbito pessoal ou profissional.
A expectativa é que o investimento em Inteligência Artificial continue alto ao longo do ano. Segundo uma pesquisa da Statista, a previsão é que o mercado global de IA alcance cerca de 70 bilhões de dólares em 2023 e cresça até 126 bilhões em 2025.
2- Low Code e No Code
Outra tendência tecnológica para 2023 é a utilização de plataformas que permitem a criação de softwaresfazendo pouco (low code) ou nenhum (no code) uso de códigos durante o processo de desenvolvimento.
Esses modelos são conhecidos por possibilitar maior produtividade e redução de custos nas empresas, uma vez que a construção da aplicação é mais simples, resultando na conclusão em um período de tempo menor.
3- Gêmeo Digital
O gêmeo digital é uma representação virtual de um objeto ou processos físicos, com o objetivo de recriar o item de forma digital exatamente com as mesmas características que apresenta no mundo real.
A tendência é que esse tipo de tecnologia seja cada vez mais usado pelas indústrias para realizar a manutenção preditiva e durante a execução de projetos, por exemplo, com o intuito de testar a usabilidade de produtos.
4- Tecnologia verde
Mais uma grande expectativa para o ano de 2023 é o crescimento das tecnologias verdes, ou Green Technologies. A cada ano, são produzidos inúmeros produtos baseados em tecnologia digital, porém, existe uma preocupação sobre o impacto que isso causa no planeta.
De acordo com um levantamento da Capterra, 95% dos consumidores entrevistados consideram que a sustentabilidade de um produto é um fator muito importante. Portanto, a dica é aumentar a oferta de itens tecnológicos sustentáveis.
5- Plataformas em nuvem
As plataformas em nuvem são aquelas que disponibilizam serviços que usam o armazenamento on-line para as operações. Esse é o caso do MXM-WebManager, sistema de ERP (Enterprise Resource Planning) que funciona por meio da internet.
Segundo a previsão do Gartner, até o ano de 2027, cerca de 50% das empresas vão utilizar soluções em nuvem para acelerar as atividades de seus negócios.
6- Blockchain
A tecnologia blockchain é muito conhecida por ser utilizada durante transações de criptomoedas. No entanto, a tendência é que esse mecanismo de transferência de dados seja cada vez mais incorporado a outros setores, como:
- Logística;
- Saúde;
- Agronegócio;
- Entre outros.
7- Impressões 3D
Outro campo com grande possibilidade de crescimento no mercado são as impressões 3D, um tipo de tecnologia que permite tornar protótipos virtuais em objetos reais de três dimensões.
Diversos setores podem ser beneficiados por esse tipo de ferramenta. Porém, é válido destacar as indústrias e a saúde, facilitando a impressão de peças de maquinários ou recursos médicos, como as próteses.
8- Automação Robótica de Processos (RPA)
Segundo a análise da McKinsey & Company, menos de 5% das profissões atuais podem ser totalmente substituídas pela tecnologia. Entretanto, cerca de 60% das ocupações profissionais poderiam ter boa parte de suas atividades automatizadas.
Isso demonstra que a automação de processos ainda é uma área que vale a pena ser investida, já que pode proporcionar maior produtividade para as empresas, além de poupar os colaboradores de esforços exagerados no trabalho.
9- Internet 5G e 6G
O avanço nas gerações de redes móveis continua sendo uma forte tendência. Essas novas conexões prometem velocidades extremamente rápidas e, ao mesmo tempo, grande estabilidade.
Apesar do 5G ainda se encontrar em processo de implementação ao redor do mundo, já está sendo discutido o avanço para uma nova geração: o 6G. Porém, ainda não há previsão de quando essa tecnologia ficará pronta para uso.
10- Realidade Virtual
A última tendência tecnológica para 2023 é a Realidade Virtual (RV), onde o usuário tem a sensação de estar em um ambiente real, mas é apenas uma simulação.
Segundo uma pesquisa da Statista, a estimativa é que a indústria RV voltada para B2C alcance a receita de 5,45 bilhões de dólares até 2027. A expectativa é que o mercado de jogos seja o maior segmento responsável pelo crescimento da RV.
Que tal se manter informado sobre os principais avanços tecnológicos? Continue acompanhado o blog da MXM!