Qual a importância da usabilidade de software em sua empresa?

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Você sofre com a confiabilidade dos dados? Tem problemas para a implementação de sistemas? Então, certamente será útil saber um pouco mais sobre o papel da usabilidade de software para o sucesso de uma solução de informática em sua empresa.

A maioria das organizações conta com programas de computação tanto em seus processos internos quanto externos. No setor de serviços, no qual o contato com os clientes costuma ser direto, a importância da usabilidade de software é ainda maior.

Se um recurso de informática for complexo e inacessível, será difícil para o negócio aproveitar as vantagens desses avanços. Portanto, a eficiência de qualquer solução de informática está diretamente ligada à qualidade de sua UX (User Experience, ou Experiência do Usuário).

Quer saber mais sobre o assunto? Então, veja neste post por que oferecer sistemas amigáveis e intuitivos faz toda a diferença na gestão. Confira!

O que é usabilidade?

Trata-se de um termo usado para se relacionar à facilidade com que os usuários utilizam uma ferramenta. Quanto mais alta a usabilidade, mais simples é operá-lo. Em outras palavras, é a forma com a qual um dispositivo ou funcionalidade tecnológica é aplicado para que uma determinada meta seja cumprida.

Esse conceito engloba as interações entre seres humanos e máquinas, facilitando as atividades para as quais foram criados por meio de entendimentos de ergonomia. Assim, fala-se em possibilidade da utilização de uma interface de um programa de computador, aplicativos, website e outro componente que seja capaz de aceitar comandos diretamente de um usuário.

Contudo, para que isso seja usável, é necessário ser prático e intuitivo, afinal você não quer que uma pessoa tenha dificuldades para realizar ações teoricamente descomplicadas.

Considerando a engenharia de software, a usabilidade é englobada dentro da qualidade e busca salvaguardar uma parte da eficácia de um sistema que se refere a uma interação promissora entre o usuário e a ferramenta, fazendo com que a realização de atividades com menor esforço seja uma experiência produtiva.

Ressalta-se que, dependendo de como um software é empregado em uma empresa, os prejuízos podem ser bastante expressivos. Sistemas complexos implicam em problemas e perda de tempo, questões que se multiplicam com a frequência de atividades e o número de usuários.

O que é experiência do usuário?

É um conceito criado pelo pesquisador americano Donald Norman e se traduz em todas as experiências do usuário ao estar em contato com uma mercadoria, seja ela em forma digital ou não. Bastante usada no design, desenvolve estudos para que as pessoas tenham experiências excelentes ao utilizarem algum produto ou atravessarem a jornada do cliente.

Outro ponto a se analisar sobre isso é quando alguém realiza uma compra de uma lâmpada, por exemplo. Ninguém compra esse objeto apenas por querer, mas porque esse item é capaz de sanar as suas necessidades.

É por esse motivo que, cada vez mais, as empresas desenvolvedoras de produtos digitais se atentam à utilização de estratégias que permitam que os usuários tenham uma boa experiência no decorrer do contato com um produto ou serviço.

Quais as diferenças entre usabilidade e experiência do usuário?

Com base nas definições apresentadas, percebe-se que a usabilidade é um modo mais específico de analisar a qualidade da interface de um item, ao passo que a experiência do usuário é um conceito mais amplo. Ou seja, ultrapassa a interface e corresponde a todo o universo de reações e percepções de pessoas em relação a uma mercadoria.

Quando o assunto é a qualidade de um software, não há dúvidas de que a experiência do usuário e a usabilidade são questões fundamentais. Isso exige testes, análises e outros esforços no processo de desenvolvimento, como também depois do lançamento, ocasião em que é possível entender se o produto atendeu ou não às exigências dos consumidores.

Qual a importância da usabilidade para a sua empresa?

Veja, a seguir, quais são os benefícios de aplicar a usabilidade em sua empresa.

Facilidade para os usuários

Para a execução de uma tarefa qualquer em um software, existe uma interface na qual o usuário interage com esse programa, isto é, dialoga com ele. Quando o sistema tem um bom nível de usabilidade, o sucesso da atividade acontece de forma rápida e didática.

Por exemplo: se for um software de BI (Business Intelligence), o usuário precisa encontrar as métricas de um jeito rápido. Produzir um relatório tem que ser algo simples e automático. Além disso, as informações precisam estar seguras e sempre acessíveis. Todos esses detalhes, quando cumpridos, garantem que uma solução de tecnologia tenha uma usabilidade de alto nível.

Eficiência e produtividade

Quando uma empresa do setor de serviços coloca uma ferramenta de tecnologia à disposição de seus clientes, isso acontece por causa de um objetivo, não é mesmo?

Não se faz um investimento desse porte sem propósitos bem-delineados. Seja qual for o seu intento, a usabilidade de software será indispensável. Afinal, uma navegação difícil empurra o público para a concorrência, uma vez que o consumidor de hoje tem pressa. 

Assim, uma boa usabilidade proporciona um maior nível de eficiência na execução das atividades. Além disso, os custos são reduzidos, já que não é preciso suporte nem treinamentos muito longos. Aprender a mexer no programa, quando ele é amigável, é algo rápido e fácil. 

Sucesso na implementação

A usabilidade de um software é um aspecto decisivo para o seu sucesso ou fracasso. Imagine uma empresa que sofra com a ausência de integração e, por causa disso, decida implementar um programa de gestão de banco de dados.

Para que a ideia seja aceita pelos funcionários, será preciso um jeito fácil de inserir os arquivos, fazer um cadastro, encontrar documentos, elaborar relatórios ou concluir qualquer outra tarefa.

Quando as pessoas não sentem essa facilidade, elas tendem a retomar os antigos métodos, no caso de trabalhadores, ou procurar a concorrência, no caso de clientes. Assim, a iniciativa pode ser rejeitada em efeito cascata.

Conjunto de atributos amigáveis para o sistema

Os melhores fornecedores de TI oferecem o conjunto necessário de critérios que assegura a usabilidade de software. Acompanhe uma lista com os principais atributos de uma interface amigável:

  • aprendizado veloz: é preciso empregar pouco esforço para aprender a mexer no sistema;
  • interface intuitiva: as funcionalidades estão dispostas de forma didática, de modo a facilitar a memorização;
  • produtividade alta: o software proporciona uma maneira mais ágil e eficiente de trabalhar;
  • redução de erros: os programas com usabilidade implicam em menos falhas nos processos;
  • satisfação e conforto: os sistemas com uma usabilidade de qualidade trazem mais comodidade e contentamento.

Como você pôde notar, a usabilidade de software é um critério fundamental para que seus investimentos em tecnologia realmente tragam bons resultados. Assim, você garante uma curva de aprendizado acentuada para seus projetos de informática, além de redução de custos, dados estratégicos sempre à mão e total segurança.


Entre em contato conosco para saber mais sobre como você pode aplicar essa ótima usabilidade em softwares para a sua empresa.

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