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Planejamento estratégico financeiro: aprenda a criar em 10 etapas e melhore a gestão da sua empresa

Executivas fazendo planejamento estratégico financeiro

O planejamento estratégico financeiro é um processo integral que ajuda a empresa a definir uma direção clara, além de alocar recursos de maneira eficiente e monitorar o progresso de operação da organização.

Por meio dele, é possível ter um controle muito melhor das finanças e, consequentemente, de todos os processos da empresa, afinal, o planejamento se integra aos objetivos e metas gerais da empresa.

Para elaborar um planejamento da maneira correta, é preciso seguir algumas etapas para não deixar nenhum passo importante de fora.

Preparamos um conteúdo que vai te ajudar. Confira!

O que é um planejamento estratégico financeiro?

O planejamento estratégico financeiro é o processo de definição de objetivos financeiros de longo prazo. Ele envolve a análise do ambiente interno e externo, o desenvolvimento de estratégias e a criação de ações e prazos específicos para atingi-las.

Esse planejamento também envolve o monitoramento do desempenho através de indicadores, para garantir a saúde financeira e o crescimento sustentável da empresa.

Qual a importância desse planejamento para uma empresa?

Existem várias razões para uma empresa ter um planejamento estratégico financeiro bem definido. Dentre elas estão:

  • garantia de mais direção e foco no alinhamento de todas as atividades e esforços da organização;
  • definição de estratégias de mitigação de riscos e aproveitamento de oportunidades, preparando a empresa para enfrentar incertezas econômicas e mudanças de mercado;
  •  identificação de áreas onde os recursos podem ser otimizados. Isso inclui a redução de desperdícios, melhoria de processos operacionais e alocação eficiente de recursos financeiros e humanos para operações mais eficientes e custos reduzidos;
  • acompanhamento contínuo do progresso em relação aos objetivos estabelecidos;
  • comunicação clara dos objetivos e ações necessárias para toda a equipe, garantindo que todos na organização compreendam e estejam alinhados com a visão e as metas financeiras;
  • garantia do crescimento sustentável da empresa, equilibrando a busca por novas oportunidades com uma base financeira sólida;
  • mais vantagem competitiva para que a empresa possa estar preparada para responder a mudanças de mercado e a competir de forma eficaz;
  • demonstração aos investidores e stakeholders que a empresa é bem gerida e tem um caminho claro para o crescimento e a lucratividade.

Quais são as 10 etapas de um planejamento estratégico financeiro?

Executivo fazendo o planejamento estratégico financeiro

1. Analise o ambiente externo da empresa

A análise do ambiente externo da empresa é uma etapa fundamental no planejamento estratégico financeiro e envolve o exame de diversos elementos, como o cenário econômico, as condições do mercado, as tendências tecnológicas, as forças competitivas e os aspectos regulatórios.

O cenário econômico inclui a avaliação de indicadores macroeconômicos, como taxas de crescimento do PIB, inflação, taxa de desemprego e políticas monetárias e fiscais.

Analise também a tecnologia emergente que pode afetar processos produtivos, canais de distribuição e produtos, assim como, o exame das leis e regulamentações que afetam a operação da empresa.

Compreender essas dinâmicas permite à empresa ajustar sua oferta e explorar oportunidades de crescimento ou diversificação.

2. Avalie a situação atual da sua empresa

Você também precisa ter uma visão clara e detalhada de onde a empresa se encontra no momento.

Para começar, inclua na sua avaliação fatores como o balanço patrimonial, a demonstração de resultados e o fluxo de caixa, documentos que fornecem informações cruciais sobre a saúde financeira da empresa.

Avalie também os recursos e capacidades internas e procure sempre identificar tendências e padrões para desenvolver estratégias financeiras eficazes, alinhadas com suas capacidades internas e com os desafios externos.

3. Faça projeções de crescimento

As projeções de crescimento devem sempre ser baseadas em dados como o histórico da empresa sobre receitas e lucros.

É essencial incorporar objetivos estratégicos da empresa nas projeções de crescimento, alinhando o planejamento estratégico ao financeiro.

Projeções não apenas orientam o planejamento de investimentos e a alocação de recursos, mas também servem como um guia para medir o progresso e ajustar as estratégias conforme o necessário.

4. Defina os objetivos estratégicos e crie metas mensuráveis

Essa etapa define metas claras e mensuráveis que a empresa deseja alcançar dentro de um período específico.

Uma das estratégias na definição de metas é o método SMART, que define metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido.

Mas independente do método, o mais importante aqui é que as metas sejam claras, para que possam ser monitoradas e avaliadas ao longo do tempo. 

Por exemplo, “aumentar a receita nos próximos anos” é uma meta que não define muita coisa e pode ser melhorada. Já “aumentar a receita em 15% nos próximos dois anos\”, torna ela mais mensurável.

À medida que as condições internas e externas mudam, a empresa deve ser capaz de ajustar suas metas e estratégias para permanecer no curso certo.

5. Liste as ações que serão necessárias

Esta etapa do planejamento estratégico financeiro transforma metas e planos em ações concretas e executáveis.

Portanto, para cada meta, defina as ações necessárias para alcançá-la. Seguindo o exemplo acima, se o objetivo é aumentar a receita em 15%, as ações podem incluir a expansão da força de vendas, o lançamento de campanhas de marketing direcionadas, a introdução de novos produtos ou serviços, dentre outras etapas.

Cada ação deve ser acompanhada de um cronograma, especificando prazos para início e conclusão. 

Também é necessário identificar quem será responsável por executar e supervisionar cada tarefa, garantindo que todos saibam o que precisa ser feito.

6. Defina os prazos para as ações

Executivos fazendo planejamento estratégico financeiro

Já falamos anteriormente sobre a importância dos prazos, mas vale reforçar essa etapa em um tópico específico, afinal, prazos bem definidos ajudam a evitar atrasos e sobreposições que possam comprometer a execução do planejamento.

Portanto, além dos prazos finais, é útil definir marcos intermediários, que são pontos de verificação ao longo do processo. 

As datas devem ser realistas e alcançáveis, sempre levando em conta a complexidade das ações e os recursos disponíveis.

7. Defina os indicadores de avaliação do desempenho

Os KPIs (Key Performance Indicators), fornecem métricas quantificáveis para avaliar a eficácia das ações e estratégias implementadas na área financeira.

Alguns exemplos de indicadores da área financeira são o de geração de caixa, ticket médio, rentabilidade, faturamento, margem bruta e líquida, dentre outros.

O mais importante é escolher indicadores que sejam diretamente relevantes aos objetivos estratégicos financeiros da empresa.

8. Esteja preparado para diferentes cenários 

Elaborar um planejamento também é estar preparado para sair dele, se necessário, afinal, podemos projetar, mas não podemos mudar o futuro. 

A elaboração de cenários variados, ajuda a preparar a empresa para diferentes possibilidades e a desenvolver planos de contingência. 

Essas projeções orientam o planejamento de investimentos e a alocação de recursos em caso de flutuações inesperadas no mercado ou quaisquer mudanças externas e internas que possam arruinar os planos da empresa.

9. Documente o planejamento

A documentação do planejamento formaliza todas as decisões, estratégias, ações e prazos definidos. Ele deve servir como referência para toda a equipe e stakeholders, garantindo clareza e alinhamento.

Ferramentas como gráficos, tabelas e infográficos podem ser usadas para tornar a informação mais compreensível e visualmente atraente.

10. Faça o monitoramento e os ajustes das ações

E, por fim, lembre-se que este não é um documento imutável, pelo contrário. Revisões e atualizações periódicas ajudam a garantir que o planejamento estratégico financeiro permaneça relevante e eficaz diante de mudanças no ambiente interno e externo.

Por que é importante ter um ERP para ajudar nesse processo?

Todas essas etapas fazem parte e são essenciais na elaboração de um planejamento estratégico financeiro, mas você sabia que um sistema de gestão ERP pode facilitar ainda mais este processo?

Com ele é possível ter acesso a algo essencial: dados atualizados e confiáveis sobre a sua empresa.

Um ERP opera de maneira integrada, concentrando os módulos e ferramentas ideais para o segmento da sua empresa.

Com o MXM-WebManager é assim. Nossa solução é altamente parametrizável, o que oferece mais inteligência de negócio e facilidade para adaptar o sistema à sua demanda, seja na parte comercial, financeira, de compras e gestão. 

Oferecemos também recursos de inteligência projetados para fornecer insights valiosos e em tempo real ao seu negócio.

Garanta o melhor para sistema para te auxiliar na gestão da sua empresa. Conheça agora o Sistema ERP MXM-WebManager!

Conclusão

O planejamento estratégico financeiro é fundamental para garantir que uma empresa tenha direção clara, alocação eficiente de recursos e monitoramento contínuo do progresso. 

Ele permite um melhor controle das finanças, integrando-se aos objetivos e metas gerais da empresa. 

Seguir etapas detalhadas, desde a análise do ambiente até a documentação e revisão do plano, assegura que nenhuma informação importante seja negligenciada. 

Com um ERP como o MXM-WebManager, empresas podem acessar dados atualizados e confiáveis, facilitando a execução do planejamento e contribuindo para decisões informadas e um crescimento sustentável. Conte conosco!