A parceria entre o Senac e a MXM Sistemas está mais forte do que nunca! Em uma apresentação destinada aos parceiros e colaboradores da MXM Sistemas, Giulliano Cassio de Souza Rosa – Diretor do Sistema Integrado de Gestão do Senac Mato Grosso do Sul – apresentou a Instituição e demonstrou as vantagens adquiridas com a plataforma de gestão empresarial da MXM.
Confira a seguir o histórico da relação entre as empresas e saiba como o trabalho das filiais do Senac foram otimizados com o uso do ERP MXM-WebManager:
Sobre o Senac:
Fundado em 1946, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é o principal agente de educação profissional voltado para os setores de comércio de bens, serviços e turismo. Presente em mais de 1.800 municípios de norte a sul do país, o Senac transforma a vida de milhões de brasileiros através de unidades escolares, empresas pedagógicas (hotel escola, restaurante escola, posto de gasolina escola e supermercado escola) e unidades móveis (carreta escola em cidades do interior e a balsa escola no Senac Amazonas).
Seu portfólio contempla cursos presenciais e à distância em diversas áreas do conhecimento, que vão desde a formação inicial à pós-graduação, permitindo que o aluno planeje sua carreira profissional com uma perspectiva de educação continuada.
No ano de 2020 o Senac atendeu 1 milhão e 200 mil pessoas entre matrículas e atendimentos extracurriculares. |
A instituição existe por uma receita compulsória de 1%, recolhida da folha de pagamento do comércio. Em contrapartida, 2/3 dessa arrecadação em impostos é retornada em atividades gratuitas promovidas pelo Senac.
A regional Senac Mato Grosso do Sul (Senac-MS) é responsável pelo desenvolvimento do sistema educacional, já em funcionamento em oito unidades do Senac. Além disso, o Senac-MS gerencia as soluções tecnológicas utilizadas pelas unidades do Senac, entre elas, a plataforma de gestão empresarial desenvolvida pela MXM Sistemas. Atualmente o MXM-Webmanager gerencia o back-office da maioria das regionais brasileiras e a padronização do sistema em todas as filiais está entre umas das principais metas do Senac.
Capacitações oferecidas pelo Senac:
O Senac proporciona quatro modalidades de programas de capacitação:
- Programa Senac de Gratuidade: a instituição oferece, à nível nacional, qualificação profissional gratuita e de qualidade para quem quer ocupar seu lugar no mercado de trabalho. Atende desde profissionais iniciantes até àqueles que já possuem certa experiência.
- Programa Senac Empresas: o Senac auxilia o aprimoramento e desenvolvimento das empresas através de soluções em consultoria e treinamentos customizados para atender às necessidades das empresas dos segmentos de: beleza, estética e bem-estar; hotelaria hospitalar; saúde; sustentabilidade; supermercados e conveniências; tecnologia da Informação e design; turismo e gastronomia; e comércio.
- Programa Senac Comércio: o programa conta com 110 produtos organizados dentro de trilhas formativas, treinamentos presenciais e à distância, para o comércio nas áreas de marketing e vendas, finanças, logística e comércio exterior.
- Senac EAD: a rede nacional de educação à distância conta com mais de 300 polos de atividades em todo país. A instituição proporciona em torno de 200 títulos de formação nas áreas de cursos livres e técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão universitária.
Modelo de governança do Senac:
Dentro dos conselhos fiscais, nacionais e regionais do Senac há a atuação de sindicatos laborais de empresários e trabalhadores. Além disso os próprios órgãos do governo fazem parte do conselho deliberativo de fiscalização.
Administração Nacional do Senac é formada por três esferas:
- Conselho Fiscal: órgão fiscalizador das verbas públicas, oriundas da receita compulsória, no âmbito nacional e regional. Além desta fiscalização interna, o Senac também é auditado pelo TCU (Tribunal de Contas da União) e CGU (Controladoria Geral da União).
- Conselho Nacional: órgão deliberativo. O maior representante como Administração Nacional é a CNC (Confederação Nacional do Comércio).
- Departamento Nacional: órgão executivo de políticas e normas aplicadas no país. A sede nacional fica na cidade do Rio de Janeiro.
Em paralelo, em cada estado existe uma administração regional composta de dois blocos, um deliberativo e um executivo:
- Conselho Regional (deliberativo): A Fecomércio-MS (Federação do Comércio do Mato Grosso do Sul), composta do Sesc (Serviço Social do Comércio), Senac e IPF (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento) é um exemplo dessa atuação regional.
- Departamento Regional (executivo): o Senac Mato Grosso do Sul é um exemplo de departamento regional.
Senac e MXM Sistemas:
A parceria entre as empresas começou em 2001, quando a MXM Sistemas venceu a licitação para implementação de um sistema de gestão ERP no Senac-DN (Departamento Nacional). Atualmente a plataforma MXM-WebManager otimiza operações administrativas, financeiras e contábeis de mais de 3 mil usuários ativos em 23 filiais do Senac. Acompanhe as funcionalidades que são destaques na operação do Senac:
- Contabilização automática: contabilizações facilitadas e integradas entre todas as filiais.
- Múltiplos planos de contas: realiza a prestação de contas diretamente aos órgãos governamentais e proporciona em paralelo uma versão gerencial para cada regional supervisionar suas despesas.
- Liberdade de centro de custo: os planos abrangem contas públicas, privadas e algumas regras de contabilidade internacional, garantindo a flexibilidade de atuação nos estados e realização de operações de forma própria e adequada a múltiplos contextos.
- Recursos de integração: sistemas de educação, relatórios de BI (Business Intelligence e folhas de pagamento de todas as unidades integradas e padronizadas.
“São múltiplas as formas de atuação e projetos que a MXM vem realizando em conjunto com o Senac, em forma de parceria. Por mais que seja um fornecedor de sistemas, a MXM é uma grande parceira” – Aponta Giulliano Rosa.
Customizações específicas para o Senac:
Por não ser uma instituição nem pública nem privada, o Senac possui um regulamento próprio de contabilidade e a MXM adaptou-se a essa realidade desenvolvendo aplicações específicas para adequar o sistema às necessidades da instituição, fortificando assim a relação entre as empresas.
Giulliano Rosa conta que foram necessários alguns ajustes para garantir a uniformidade em processos e hoje estas implementações favorecem a adesão de novos estados ao MXM-WebManager, que possui um conhecimento reforçado e único das regras de negócio do Senac. “O suporte da MXM oferece uma equipe dedicada que possui o maior conhecimento frente aos processos […] Assim diminuímos os chamados de assistência e em paralelo o entendimento das regras de suporte ficou mais claro aos consultores Senac dedicados aos produtos” – Acrescenta o Diretor.
Confira as atividades e recursos criados para alavancar a gestão do Senac:
- Padronização do sistema educacional com processos administrativos e financeiros da instituição.
- Criação do Módulo de Gestão de Viagens;
- Desenvolvimento do Módulo de Orçamento Personalizado para o SOSE (Sistema de Orçamentos do Senac);
- Balancete web: quando o balancete é fechado em cada estado, o sistema envia as informações para o Senac-DN de forma rápida, online e segura;
- Portal do fornecedor: cotação online em implantação na grande maioria das regionais;
- Personalização do Módulo de Compras para o Senac, usando o regulamento por compras via licitação, compra direta ou regime de preços, atendendo aos regramentos de compras;
“Mesmo que cada unidade regional do Senac atue de forma independente, a MXM atende esses estados justamente por proporcionar diversos benefícios multidisciplinares. O MXM-WebManager se adequou a cada modelo individual de gestão pois sua flexibilidade permite grande possibilidade de configuração. Hoje existem 24 formas de uso da ferramenta, todas adequadas à legislação” – Afirma Giulliano Rosa.
No momento atual a MXM está customizando as funcionalidades de extração do cadastro de materiais de consumo com posterior envio ao sistema educacional. De acordo com Giulliano, em um futuro próximo será possível realizar a composição de itens de consumo e materiais de compra para os cursos oferecidos pelo Senac, que serão retornados ao sistema como requisição de compra.
Conquistas alcançadas com o MXM-WebManager:
O Diretor do Sistema Integrado de Gestão do Senac-MS afirma que o MXM-WebManager gerou impactos positivos nos processos administrativos, além do aperfeiçoamento do plano de contas contábil e da composição de custos da organização. Confira os benefícios conquistados pelo Senac com o apoio da MXM Sistemas:
- Um modelo único de gestão para todas unidades do Senac;
- Padronização de contratos e níveis de serviço e suporte;
- Padronização das versões do sistema, resultando em uma entregas com alta qualidade;
- Modelo de implantação com cadastros básicos e únicos para todos;
- Novos recursos implementados para determinadas regionais e replicados para todas as unidades que utilizam o sistema de gestão da MXM.
Diante deste contexto operacional, o Senac diminuiu e rateou seus custos. Com isso, o Departamento Nacional pode realizar um aporte de recursos aos regionais menores para o pagamento das licenças e manutenções do sistema. Em contrapartida, o Senac conquistou uma centralização na hospedagem de dados e uma melhor entrega de recursos.
“Como as operações estão sendo realizadas em ambiente home office, o Senac e MXM mudaram a formatação da hospedagem e liberaram o acesso público com todos os requisitos de segurança. Assim, outras regionais podem trabalhar sem prejuízo nenhum, reduzindo custos com a hospedagem centralizada e licenças de bancos de dados barateadas” – Contextualiza Rosa.
Assista na íntegra a apresentação de Giulliano Rosa para a MXM Sistemas: