Microsserviços: o que são e por que sua empresa precisa deles?

Pessoa digitando no computador

Os microsserviços (ou arquitetura de microsserviços) têm se popularizado cada vez mais entre as empresas pautadas por inovações e que querem se tornar eficientes. A tendência cresceu nos últimos anos, à medida que as organizações buscam se tornar mais ágeis. Hoje, equipes de TI em companhias de todos os setores e portes – do varejo aos serviços financeiros – usam microsserviços para construção de softwares.  

Nos últimos anos, a MXM desenvolveu uma série de melhorias funcionais em seu principal produto, a plataforma de gestão MXM-WebManager. Dentre elas a adoção da arquitetura de microsserviços, permitindo a entrega contínua de novos recursos e proporcionando maior velocidade e segurança aos processos de atualização do sistema.

Se você já ouviu falar sobre microsserviços e quer entender mais sobre esse tema, esse é o artigo certo para você! Vamos explorar seus principais benefícios e destacar sua importância aos negócios. Acompanhe a leitura para compreender como os microsserviços funcionam.

O que são microsserviços?

Os microsserviços são uma abordagem inovadora para o desenvolvimento de softwares, na qual uma aplicação é dividida em componentes ou serviços que podem ser implantados, operados e atualizados de forma autônoma, sendo cada um deles responsável por uma tarefa específica. Em linhas gerais: os microsserviços são serviços (relativamente) pequenos e independentes que trabalham juntos como parte de um sistema maior.

A comunicação entre eles geralmente ocorre por meio das APIs (Interface de Programação de Aplicações), permitindo que interajam entre si para cumprir tarefas complexas. Cada microsserviço é desenvolvido em torno de um contexto de negócio bem definido e possui sua própria base de código e banco de dados. Além disso, os serviços podem ser atualizados separadamente, sem afetar os demais.

Em linhas gerais, a adoção de microsserviços fornece maior agilidade, escalabilidade e flexibilidade para o desenvolvimento de softwares, permitindo que as empresas construam aplicações mais modulares, modernas e adaptáveis às mudanças do dia a dia.

Por que uma empresa deve adotar os microsserviços?

Os microsserviços são fundamentais para acompanhar as demandas de inovação e lidar com os desafios de um ambiente de negócios em constante evolução, possibilitando que as empresas se destaquem positivamente no mercado.

Além disso, essa abordagem viabiliza a aplicação de outras tecnologias nos processos, visto que cada serviço menor pode ser desenvolvido utilizando a solução tecnológica mais adequada, aproveitando diferentes linguagens de programação, bancos de dados e ferramentas. Isso gera maior flexibilidade e otimiza o desempenho do software.

Os benefícios dos microsserviços

Os microsserviços oferecem diversos benefícios para as empresas, incluindo:

  • modularidade e desacoplamento;
  • escalabilidade;
  • agilidade no desenvolvimento;
  • facilidade de manutenção e atualização;
  • uso de tecnologias diversificadas;
  • maior flexibilidade e adaptabilidade;
  • possibilidade de implantação independente;
  • estímulo à inovação e experimentação.

Esses benefícios contribuem para o desenvolvimento de um software mais eficiente; um sistema mais robusto e com capacidade maior de atender às demandas dos negócios, como a plataforma de gestão MXM-WebManager.

Solução MXM: alto nível tecnológico

Uma das características principais da MXM é manter-se atualizada e atenta às inovações do mercado, garantindo aos seus clientes o uso de uma solução de gestão com alto nível tecnológico e alinhado com os mais modernos recursos do setor, a única tecnologia 100% SaaS desenhada para a nova era Composable ERP.

Uma tecnologia Composable é um dos principais fatores para o desenvolvimento de novos módulos e recursos sem impactar na rotina da operação de uma empresa. A plataforma de gestão WebManager possui mais de 250 interfaces disponíveis para composições com outras aplicações.  Entre em contato e saiba mais!