Com o avanço da tecnologia, o comércio eletrônico tem se consolidado como uma das principais formas de compra e venda de produtos no Brasil e no mundo. De acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o setor deve movimentar cerca de R$ 186 bilhões até o final de 2023, apresentando um crescimento de 9,5% em relação ao ano anterior.
Com um número cada vez maior de consumidores realizando compras on-line, é fundamental que as empresas tenham uma estratégia eficiente para gerir seus negócios e atender às demandas dos clientes.
Nesse sentido, integrar o e-commerce com um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) é uma das formas mais eficientes de otimizar a gestão do negócio e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.
5 benefícios de integrar o e-commerce ao ERP
Controle total do estoque
A integração do e-commerce ao ERP possibilita um controle preciso do estoque, evitando perda de vendas por falta de estoque e prejuízos financeiros decorrentes de excesso de inventário.
Com o sistema, a gestão de entradas e saídas de mercadorias é automatizada, permitindo que as informações sejam atualizadas em tempo real e enviando alertas de reposição de produtos quando necessário. Isso melhora a capacidade de atendimento ao cliente, fideliza consumidores e aumenta as vendas e a rentabilidade do negócio.
Otimização da gestão de compras
Ao integrar o e-commerce ao ERP, a gestão de compras é otimizada de maneira significativa. Como o sistema permite o monitoramento dos níveis de estoque e a previsão de demanda, a tomada de decisões quanto à compra de materiais e produtos é facilitada e realizada de maneira mais eficiente, o que evita compras desnecessárias, reduzindo os custos operacionais da empresa e aumentando sua eficiência financeira.
Emissão ágil e organização de notas fiscais
A emissão de notas fiscais de mercadorias é um processo burocrático e que exige atenção aos detalhes. Com a integração do e-commerce ao ERP, esse processo é automatizado, viabilizando que as notas fiscais sejam geradas de forma mais rápida e precisa, com base na legislação federal e municipal, para evitar erros e problemas fiscais.
E, também, com o uso de um sistema unificado, é possível armazenar de forma segura e acessível todas as notas fiscais emitidas pela empresa, permitindo que sejam facilmente encontradas e gerenciadas quando necessário.
Análise detalhada de relatórios financeiros
A integração do e-commerce ao ERP oferece uma análise aprofundada dos relatórios financeiros. Isso porque o sistema registra as informações contábeis, fiscais, fluxo de caixa, estoque, entre outros, possibilitando a geração de relatórios personalizados, com gráficos dinâmicos, para uma visão precisa da saúde financeira do negócio.
Esses dados são cruciais para tomadas de decisões estratégicas, como planejamento estratégico financeiro de investimentos e definição de metas, fornecendo informações valiosas para aprimorar o desempenho financeiro da empresa.
Segurança de dados e transparência
Por fim, a segurança de dados e transparência nas operações do negócio são garantidas com a integração do e-commerce ao ERP, pois os dados de vendas e estoque são armazenados em um único sistema, o que facilita a sua gestão e evita duplicidade de informações. Além disso, os dados pessoais e sensíveis ficam protegidos, de acordo com as normas em vigor, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), evitando multas e sanções.
A integração também torna mais fácil a realização de auditorias e a demonstração de transparência para os clientes e fornecedores.
Outros benefícios do ERP para o e-commerce:
- Automatização de tarefas;
- Otimização de tempo;
- Padronização dos procedimentos;
- Estruturação de processos;
- Correção de problemas;
- Redução das falhas;
- Aumento da produtividade.
A integração do e-commerce ao ERP é uma estratégia fundamental para o sucesso dos negócios no cenário atual. Com a adoção do sistema, conforme observado, é possível aumentar a eficiência na gestão do estoque, otimizar a gestão de compras, emitir e organizar notas fiscais de maneira ágil, analisar relatórios financeiros de maneira detalhada e aumentar a segurança dos dados e a transparência nas operações do negócio.
Dessa forma, investir em um bom ERP pode ser uma excelente oportunidade para as empresas que desejam se destacar no mercado e oferecer uma experiência de compra cada vez melhor para seus clientes.
Alavanque seu e-commerce com o MXM-WebManager
O MXM-WebManager opera 100% on-line e é composto por um conjunto de funcionalidades nativamente integradas ao ERP. Com isso, o seu negócio conquista ganhos operacionais primordiais e incomparáveis.
Na plataforma Web-Manager, os gestores têm acesso aos módulos essenciais para promover a alta performance das atividades internas e, consequentemente, certificar a satisfação dos clientes, sendo eles: Contabilidade, Patrimônio, Compras, Estoque, Gestão de Processos, Faturamento, Gestão Financeira, SPED, Orçamento, Vendas, Contratos.
Gostou desse conteúdo? Contate nossos especialistas para mais informações sobre o MXM-WebManager!