A gestão de shopping pode ser bastante desafiadora, entretanto, é possível torná-la mais tranquila e acertada por meio de um bom planejamento estratégico. O plano deve conter não somente as ações que precisam ser realizadas, mas também as ferramentas e tecnologias que serão utilizadas no processo.
Com os recursos certos, os bons resultados inevitavelmente são alcançados. Atento a todos os detalhes que envolvem a operação, o gestor pode ter retornos rápidos e até mesmo melhores do que esperava.
Neste artigo, vamos dar dicas sobre como administrar bem um shopping center. Continue a leitura!
1. Automatizar o rateio de despesas
São muitos os detalhes que envolvem o rateio. Cada despesa e pagador tem suas particularidades, que precisam ser bem definidas e acompanhadas. Preencher manualmente uma planilha com todos esses aspectos, além de exigir muito mais tempo, tende a levar a erros graves.
Por outro lado, a automatização torna o rateio mais ágil e preserva a integridade dos dados. Assim, não há divergências de valores, entre outros problemas. Mais uma vantagem é que se tem um comprovante confiável de tudo o que foi pago e dividido pelos contribuintes.
2. Planejar o mix de lojas
Diversidade é uma das palavras-chave quando se trata dos empreendimentos que vão compor o shopping center. Pensar em marcas estratégicas, que oferecem diferenciais entre si, é um excelente negócio. Além disso, é imprescindível pesquisar o que é tendência e entender as preferências de um consumidor cada vez mais exigente.
3. Investir no relacionamento com os clientes
Por falar em preferências do consumidor, é essencial investir em um bom relacionamento com os clientes. Para que o negócio realmente gere frutos de excelência, o público precisa ter uma ótima percepção do empreendimento.
Nesse sentido, contar com uma boa comunicação é algo eficaz. Invista em recursos visuais, mostre as vantagens que as pessoas têm ao fazer negócios no local, revele para elas que são importantes e que merecem atenção individualizada.
4. Usar um sistema de gestão
O sistema de gestão para shopping center faz com que o dia a dia seja muito mais dinâmico, oferecendo o controle total dos processos que envolvem o lugar. Tudo fica muito mais fácil e rentável quando se conta com um bom sistema. Nesse aspecto, investir no Enterprise Resource Planning (ERP), um software de administração empresarial, é essencial.
Por meio desse recurso, é possível centralizar e visualizar melhor as informações do empreendimento. Dessa forma, otimiza-se o tempo na empresa, assim como as tomadas de decisão. Os erros ao longo do processo deixam de ser uma realidade graças a recursos que preservam e evitam inconsistências de dados e os tornam seguros.
A boa gestão de shopping pode levar o negócio a lucros extraordinários. Para implementar um bom sistema de gestão ERP, é preciso seguir algumas etapas, que envolvem desde o engajamento dos dirigentes e colaboradores, passando pelo estabelecimento dos objetivos e chegando até a escolha da tecnologia adequada para o local.
5. Aplicar recursos em segurança
A segurança é essencial para que qualquer pessoa que visita o shopping se sinta confortável. Por isso, é preciso investir bastante, sobretudo no pessoal. Garanta que eles receberam o treinamento adequado e que estão motivados a fazer esse trabalho. Além disso, é importante contar com os equipamentos certos e deixar claras as saídas de emergência.
6. Fazer uma boa gestão de pessoas
No final das contas, são as pessoas que constroem um grande negócio. Portanto, é crucial cultivar uma boa gestão da equipe não somente para colocá-los na melhor posição e ter sucesso, mas também para receber informações importantes. Por exemplo, os lojistas conversam com os clientes no dia a dia e podem dar um feedback muito valioso sobre a estrutura.
Além disso, é preciso fazer a gestão do time do próprio shopping, incluindo seguranças, atendentes e todos os outros profissionais. O ideal é que eles se sintam motivados a contribuir com novas ideias, pois, assim como os lojistas, eles têm uma relação próxima com o público. Também é extremamente importante que eles estejam bem treinados para cumprir as respectivas funções com excelência.
7. Implementar soluções de controle financeiro
O controle financeiro é essencial para qualquer negócio, sendo necessário monitorar de perto todos os custos e despesas. Não somente isso é importante para manter as contas em dia, mas também é uma ótima fonte de informação em relação ao desempenho do shopping, servindo de base para tomar as melhores decisões de investimento.
8. Manter-se atualizado
Esse é um dos maiores segredos para otimizar a gestão do shopping. A tecnologia pode ser aplicada para melhorar a experiência do cliente, para facilitar a sua vida como gestor — por exemplo, com um sistema de gestão — ou para ajudar os lojistas a venderem mais.
Fora isso, existem muitas formas de aplicar a tecnologia no seu shopping. A realidade virtual e a aumentada mudam a forma como o público interage com o espaço; a integração com serviços de delivery permite trazer mais faturamento para o shopping, e por aí vai. Por isso, é importante se manter antenado às novidades e observar cases de sucesso por todo o mundo.
9. Conhecer bem a infraestrutura e como melhorá-la
A infraestrutura do shopping em si também é um ponto crucial. Ficar de olho nas métricas de funcionamento é uma forma de melhorar o conforto e a experiência do público, mas também de economizar.
Por exemplo, vale a pena fazer uma avaliação para aproveitar melhor a luz natural ou otimizar a circulação de ar dentro do espaço. O uso sustentável de recursos naturais não somente é uma forma de poupar, mas um grande diferencial competitivo, especialmente para os consumidores que têm essa preocupação.
10. Observar o mercado
Por fim, também é crucial ter um olhar voltado ao mercado como um todo a fim de conhecer bem a localização do shopping, o perfil do público e o que existe ao redor. Todos esses elementos podem ser combinados para gerar oportunidades ou ameaças para o shopping, o que significa que o gestor precisa conhecê-las muito bem.
Gestão de Shopping Centers – MXM-Shopping
O MXM-Shopping é a solução de gestão empresarial completa, totalmente integrada. De funções de comercialização ao gerenciamento orçamentário, contábil e fiscal.
Proporciona aos administradores o controle integral dos processos de um Shopping Center, por meio de acesso rápido às informações comerciais e contratuais, condições especiais do contratos, redução de aluguel mínimo contratual, emissões de boletos e avaliações de desempenho de lojistas.
Com muitos anos de maturação, é um sistema robusto, testado e inovador, proporcionando vantagens competitivas únicas em relação aos sistemas existentes.
A abrangência, o alto nível de integração e a tecnologia aplicada, fazem do MXM-SHOPPING um sistema fácil de utilizar e implantar, com custo compatível com a realidade do mercado de administração de Shopping.
Diferenciais:
- Cálculos Automáticos: Cálculo simultâneo do faturamento, considerando o reajuste automático dos aluguéis, seus percentuais, encargos específicos e comuns, e gerando automaticamente as contas a receber do aluguel, condomínio e fundo de promoção.
- Cadastro da Loja: Cadastro completo da loja, com informações sobre atividades, metragem, status (aluguel ou venda), localização física, condições específicas para faturamento etc.
- Contrato: Cadastro completo de locação, incluindo aluguéis previstos, candidatos à locação e outros. Controle do direito de luvas. Controle do histórico de locações.
- Condições Especiais: Flexível e aderente, a condição especial permite o cadastro de cláusulas contratuais especificas, possibilitando uma variedade de opções a serem exploradas.
- Redução de Aluguel Mínimo: Permite a inclusão de descontos nos valores de aluguel contratual, permitindo a escolha dos períodos em que a dedução será calculada.
- Cadastro de Métricas: Gerenciamento das métricas existentes: área bruta locada, áreas externas, coeficiente de rateio de despesas, capacidade térmica.
- Relatórios Operacionais: tem o objetivo de facilitar as conferencias de valores apurados para os contratos, tornando muito mais dinâmico e ágil o processo administrativo do empreendimento.
- Relatórios Gerenciais: Os relatórios de informações gerenciais chamados RIG’S, são muito utilizados como pilares na gestão dos shopping centers. As demonstrações das informações gerenciais são muito importantes pois informam dados estratégicos para análise dos empreendedores como: Performance do Shopping , Venda e Aluguel por Grupo Atividade e lojas , Ranking vendas e alugueis dos lojistas , custo ocupacional, Ponte de equilíbrio entre outros.
Percebeu as vantagens do MXM-Shopping e como ele ajuda a otimizar ainda mais a sua gestão? Então, entre em contato conosco e conheça melhor o nosso sistema!
Uma administradora de condomínios precisa gerenciar diversas informações no dia a dia. Afinal, possivelmente existem muitas particularidades. A melhor resposta é usar a tecnologia ao seu favor, como um ERP. Então, se você administra condomínios e quer otimizar a gestão da sua carteira de clientes, este e-book foi feito especialmente para você.
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