Nos dias atuais, dados e informações são artifícios poderosos para as instituições que buscam crescer e se destacar diante de seus concorrentes, inclusive na área da saúde. No entanto, é preciso saber avaliar essas informações, pois somente com a interpretação apropriada dos dados será possível identificar falhas internas e corrigi-las.
E por consequência dessa necessidade, foram criados os indicadores de gestão, fundamentais para identificar de forma adequada a saúde financeira da empresa e, a partir disso, implantar melhorias que auxiliem no crescimento do negócio, promovendo melhorias no atendimento aos pacientes e na administração dos recursos financeiros. Acompanhe este artigo para entender melhor a importância dos indicadores da gestão de qualidade na saúde. Boa leitura!
Você sabe o que são indicadores de gestão?
Os indicadores de gestão, também conhecidos como Key Performance Indicators (KPIs), são ferramentas que avaliam o desempenho das atividades de uma empresa. Ou seja, os KPIs têm o objetivo de identificar, analisar, indicar e monitorar todos os dados e informações internas de uma organização.
Então, a partir dos resultados das análises de KPIs, os gestores conseguem tomar decisões com maior precisão, além de ter uma base sólida para promover um planejamento estratégico assertivo, que proporcione resultados positivos a longo prazo.
Indicadores de gestão no setor de saúde
Acompanhar os indicadores de forma apropriada, tendo a confiabilidade de que os dados que alimentam tais indicadores estão corretos é indispensável nas instituições de saúde, pois são determinantes para haver uma gestão apropriada de todos os setores dentro de uma unidade de saúde.
É por isso que, quando utilizados de forma estratégica, os indicadores de gestão apresentam a verdadeira situação da organização e possibilitam que sejam criadas uma estrutura adequada de trabalho e um planejamento estratégico eficiente, visando melhorias contínuas nos índices desses indicadores.
Segundo pesquisa divulgada pelo Gartner, 63% dos serviços de saúde estão enfrentando severas disrupções. Enquanto o State of Healthcare 2021 Report divulgou que o investimento privado mundial em saúde aumentou pelo sétimo trimestre consecutivo, ultrapassando US$ 34,7 bilhões no Q2 de 2021. O relatório mostra que houve uma aceleração de iniciativas em transformação digital: 60% das empresas do setor estão criando projetos em digital e 42% estão acelerando alguns ou todos os planos existentes.
Dessa forma, no setor da saúde, os indicadores permitem criar medidas corretivas que aperfeiçoam as atividades e, com isso, melhoram a qualidade dos serviços prestados, auxiliando as organizações a se enquadrarem em uma era de crescimento auxiliada pela tecnologia.
Sistema de gestão atrelado aos indicadores
O sistema de gestão ou ERP (Enterprise Resource Planning) automatiza e integra todas as áreas de uma mesma empresa, extraindo dados precisos e relacionando-os de maneira sistemática, facilitando a aplicação dos indicadores de gestão. Portanto, o software colabora na melhoria da gestão corporativa, elaborando relatórios detalhados, práticos e em tempo real sobre a situação de cada setor. Isto auxilia na análise do negócio como um todo e, consequentemente, colabora na tomada de decisões.
Em conformidade com os dados daFGV (Fundação Getúlio Vargas),cerca de 84% das empresas nacionais já usam algum sistema empresarial para manter uma gestão de qualidade com segurança e precisão.
O ERP contribui no desenvolvimento das atividades, proporcionando benefícios importantes que mudam completamente a maneira de conduzir e administrar a organização. Confira algumas das principais vantagens dessa ferramenta no atendimento das demandas no setor de saúde:
- Integração de pessoas, operações e estratégias;
- Centralização de informações;
- Segurança de dados;
- Gerenciamento de riscos;
- Análise de diversos cenários;
- Aumento na produtividade;
- Redução de gastos;
- Otimização de tempo;
- Automatização de tarefas repetitivas;
- Estruturação de processos;
- Aperfeiçoamento dos serviços;
- Melhoria na comunicação entre os departamentos;
- Potencialização da governança corporativa;
Entre outras.
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A tecnologia passou a ser uma grande aliada das organizações que buscam crescer de maneira estável e escalável. Por esta razão, os indicadores de gestão de qualidade na saúde ganharam um papel importante e fundamental nos planejamentos internos, já que as análises corretas de dados transformam os negócios.
As instituições voltadas ao setor de saúde, que possuem recursos tecnológicos (como um ERP na área da saúde de alta performance que fornece indicadores de gestão precisos), implementam melhorias operacionais e asseguram vantagens para todos os envolvidos nos procedimentos que englobam o segmento.
Por conseguinte, investir em ferramentas que garantem essas mudanças pode proporcionar maior lucratividade e eficiência nos serviços prestados. Dessa maneira, o bem-estar dos pacientes e colaboradores da unidade de saúde é preservado com segurança e responsabilidade.
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