A computação em nuvem pode ser usada para quase todos os tipos de aplicações, do armazenamento e backup de dados à utilização de softwares como serviço (SaaS), passando pela virtualização da infraestrutura do negócio.
Mas, por que mudar para a nuvem se a TI tradicional tem servido para a sua empresa? Você já se fez esta pergunta? Bem, há uma abundância de boas razões. Hoje, vamos conversar sobre uma das mais fortes: a redução de custos.
Se você está interessado em diminuir os custos da área de TI sem que o seu negócio perca poder tecnológico, continue lendo este artigo. Ele foi feito sob medida para lhe mostrar como as vantagens da computação em nuvem podem ajudá-lo a economizar dinheiro!
Diminuição dos seus investimentos em hardwares e softwares
Como suas necessidades tecnológicas são compartilhadas com outras empresas (no caso da nuvem pública ou híbrida), não é preciso investir em hardwares para ter uma infraestrutura própria. O provedor de serviços de cloud computing otimiza suas necessidades de armazenamento e processamento a partir de um centro de dados poderoso e entrega tudo virtualizado.
Da mesma forma, não é mais preciso comprar licenças de softwares, passar por um longo período de implantação máquina a máquina. Basta fazer um acordo de serviços (SLA) e pagar apenas pelas funcionalidades que serão usadas, pelo período em que elas são usadas — o chamado modelo SaaS.
Redução dos seus gastos com energia elétrica
Servidores ociosos desperdiçam energia. Você já pensou em quanto a infraestrutura mantida internamente gasta nos períodos em que a sua operação está parada (noite, finais de semana, feriados)?
Como os servidores e os demais equipamentos são responsabilidades do provedor, a fatura de energia elétrica da sua empresa diminui significativamente.
Diminuição dos custos da folha de pagamentos da sua empresa
Sua empresa está em crescimento e isso demandará mais tecnologia. E, nós sabemos, quanto mais tecnologia, mais pessoal especializado é preciso contratar.
Mas isso também é uma preocupação do provedor de cloud computing. É ele quem tem que se preocupar com a contratação de especialistas em segurança da informação, técnicos e outros profissionais. Você só paga pelo que contratou e recebe a qualidade de serviços que foi estabelecida em contrato.
Liberação da sua equipe de TI para focar em soluções estratégicas para o negócio
Outra grande vantagem que o cloud computing oferece e que ajuda a diminuir custos é tornar a equipe de TI menos operacional e mais analítica. Em vez de gastar boa parte do dia monitorando servidores, por exemplo, os profissionais de TI têm mais tempo para ajudar o departamento de vendas a analisar dados e extrair informações relevantes para tomadas de decisão que podem alavancar os resultados.
Toda a parte técnica, que é mais um custo do que um investimento com retorno, fica por conta do seu fornecedor de serviços de cloud. E a TI mais analítica, mais estratégica, pode ajudar sua empresa a ganhar competitividade.
Você já havia reparado que a computação em nuvem pode representar economia para o seu negócio? Se gostou deste artigo, deixe seu comentário e compartilhe nas redes sociais!