Centro de Custo: o que é, quais os tipos e suas vantagens

Centro de custo

Toda organização necessita de uma boa gestão financeira para o seu sucesso e sustentabilidade. Com isso, o centro de custo permite uma atenção focalizada nas despesas e uma visão detalhada de cada setor ou departamento que consome recursos.

Quer aprender mais sobre o assunto? Este post pode te ajudar a desvendar todos os mistérios por trás dessas ferramentas cruciais para a tomada de decisões empresariais.

Confira, e entenda como os centros de custo podem se tornar a bússola financeira que guia o seu sucesso organizacional!

Centro de custo: o que é?

Um centro de custo é uma ferramenta de gestão financeira que ajuda as empresas a entenderem como estão gastando seu dinheiro em diferentes áreas ou setores. 

Ele funciona como uma espécie de \”etiqueta\” que identifica e agrupa os gastos relacionados a um departamento específico, projeto ou atividade dentro da organização.

Para simplificar, imagine um grande gráfico de pizza que represente o orçamento total da empresa. Cada fatia dessa pizza seria um centro de custo e que corresponde a uma parte específica da organização, como vendas, marketing e produção, entre outras.

Essa abordagem permite que as empresas analisem detalhadamente como estão investindo seus recursos em diferentes partes da organização e facilita a identificação de áreas de eficiência, economia ou até mesmo de oportunidades de investimento.

Como funciona o centro de custo?

Agora, você pode estar se perguntando como isso funciona na prática. Para isso, vale destacar que o centro de custo coleta e registra todas as transações financeiras relacionadas ao departamento específico. 

Isso inclui despesas operacionais, investimentos e quaisquer outros custos associados.

Dessa forma, a empresa pode avaliar quanto está sendo investido em cada área e tomar decisões mais informadas sobre eventuais alocações de recursos.

Qual é a importância do centro de custo?

Muito mais do que uma ferramenta contábil, esse meio de controle de recursos é também um pilar estratégico que desempenha um papel vital nas operações empresariais.
Primeiramente, na otimização de recursos financeiros. Imagine, como exemplo, uma empresa de fabricação de eletrônicos que possui diferentes departamentos, como produção, marketing, e pesquisa e desenvolvimento. 

Cada um desses departamentos é um centro de custo. Ao utilizar essa abordagem, a empresa pode analisar quanto dinheiro está sendo investido em cada setor.

Como resultado direto disso, sua gestão informações precisas para a tomada de decisões estratégicas. Por exemplo: ao analisar os dados, você percebe que o seu departamento de P&D está consumindo uma parte significativa do orçamento. E, aí, é possível diagnosticar a melhor forma para alocar recursos assertivamente.

Quais são os tipos de centro de custo?

Ao analisar as possibilidades a serem exploradas com esse recurso, conhecemos a existência de diferentes tipos de centro de custo. 

Cada um desempenha um papel específico na análise e no controle dos gastos de uma empresa, e ajudam a moldar sua trajetória financeira. Por isso, vamos explorar a importância deles e compreender a aplicação de cada um.

Leia também: O que é um planejamento estratégico financeiro?

Centro de custo produtivo

Empresas do setor manufatureiro muitas vezes possuem centros de custo produtivos dedicados a cada linha de produção. 

Por exemplo: se uma fábrica produz diferentes tipos de produtos, cada linha de produção pode ser um centro de custo produtivo separado. Isso permite uma análise detalhada dos custos associados a cada linha e facilita ajustes para maximizar a eficiência e lucratividade.

Centro de custo não produtivo

Enquanto isso, os centros de custo não produtivos não estão diretamente ligados à produção de bens ou serviços, mas desempenham um papel vital no funcionamento da empresa. 

Esses centros suportam as operações, proporcionando um ambiente propício para o negócio prosperar. Departamentos como recursos humanos, financeiro e administrativo se enquadram nessa categoria.

Exemplos de centro de custo

Até aqui, já falamos brevemente sobre o que é um centro de custo e quais são os seus tipos. Para isso, destacamos que determinadas áreas e setores de uma organização são, justamente, exemplos de centro de custo.

Mas nada melhor do que uma explicação mais detalhada e exemplificada para que você entenda, definitivamente, o seu conceito e aplicação no dia a dia, certo?

É o que faremos a seguir, acompanhe!

Departamento de marketing

O departamento de marketing é um exemplo clássico de centro de custo. Todas as despesas relacionadas a atividades de marketing são agrupadas sob esse centro, como:

  • campanhas publicitárias;
  • eventos;
  • material promocional;
  • salários dos profissionais de marketing.

Sua importância reside na capacidade de avaliar o retorno sobre o investimento (ROI) em estratégias de marketing. Por exemplo: ao analisar o centro de custo do marketing, a empresa pode determinar quais campanhas são mais eficazes e realocar recursos para as iniciativas que geram melhores resultados, otimizando assim o orçamento do setor.

Departamento de produção

No caso do departamento de produção, todos os custos relacionados à fabricação de itens entram nesse tipo de centro de custo. Isso inclui matérias-primas, mão de obra, energia e manutenção de equipamentos, entre outros.

E dessa maneira, ao analisar esse centro de custo, a empresa pode identificar áreas de ineficiência ou custos excessivos na produção. 

Por exemplo: se os custos de matéria-prima estiverem aumentando, a análise do centro de custo de produção ajuda a identificar a fonte do aumento, permitindo ajustes para otimizar os custos.

Filiais

Filiais representam centros de custo distintos, já que cada uma opera de forma relativamente independente. 

Todas as despesas associadas a uma filial específica, como aluguel, salários, manutenção e publicidade local, são agrupadas como um centro de custo da filial. Isso permite que a empresa avalie o desempenho de cada filial individualmente. 

Vamos usar, como exemplo, a possibilidade de analisar os centros de custo das filiais e, com isso, a administração pode identificar filiais que necessitam de mais investimento ou aquelas que estão gerando lucros para tomar decisões estratégicas em conformidade.

Veja mais: Compliance: as vantagens de investir em Conformidade Empresarial

Setor de RH

O Setor de Recursos Humanos é outro exemplo, pois abrange despesas como salários, treinamento, benefícios e custos administrativos associados à gestão de pessoal. 

Com a análise desse centro de custo, você tem mais compreensão sobre o custo total de manter uma equipe qualificada e satisfeita. 

É o que acontece, por exemplo, ao examinar o centro de custo de RH e definir que você pode tomar decisões informadas sobre investimentos em treinamento para melhorar a produtividade ou ajustar benefícios para atrair e reter talentos.

Tipos de centro de custo

Departamento de vendas

No setor de vendas, todas as despesas relacionadas à venda de produtos ou serviços, como comissões, viagens, treinamento de vendas e custos associados a eventos de vendas, formam um centro de custo distinto. 

Analisar essas informações é crucial para avaliar a eficácia das estratégias de vendas porque você pode identificar áreas que demandam mais recursos, como treinamento adicional para a equipe de vendas, e garantir, com isso, que os investimentos contribuam diretamente para o aumento das receitas.

Leia também: Qual a diferença entre custo e despesa?

Como definir um centro de custo? 

Definir um centro de custo envolve identificar e agrupar categorias específicas de despesas relacionadas a determinados setores ou departamentos dentro de uma organização.

Para isso, faça o esforço de identificar os diferentes departamentos, setores ou áreas de sua organização. Mapeie-os para que cada um desses segmentos se torne um potencial centro de custo.

Depois, classifique as despesas relacionadas a cada departamento. Isso pode incluir salários, aluguel, despesas operacionais, investimentos específicos e outros custos associados. E atribua responsabilidades claras para cada centro de custo. 

Isso pode envolver a nomeação de gerentes ou responsáveis por cada departamento, que serão responsáveis pelo acompanhamento e controle das despesas. Em seguida, tenha um sistema eficiente para registrar todas as transações financeiras e também para a realização de análises periódicas dos dados acumulados em cada centro de custo.

Essa etapa demanda o uso de soluções inteiramente focadas nos seus objetivos e necessidades, como é o caso do MXM-WebManager.

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Conclusão

Os centros de custo são poderosas ferramentas que proporcionam uma visão detalhada e estratégica dos gastos, permitindo a otimização de recursos a partir de decisões bem informadas.

Afinal, a aplicação de um centro de custo oferece a facilidade para diagnosticar áreas específicas de despesas em departamentos como marketing, produção, filiais, recursos humanos e vendas. E sua importância transcende a mera contabilidade, revelando-se como pilares estratégicos na otimização de recursos financeiros. 

Finalmente, ao entender como definir um centro de custo, desde a identificação de setores até a atribuição de responsabilidades e análise periódica, percebemos que essa prática demanda ferramentas eficientes. E podemos te ajudar com isso. Entre em contato para entender como o MXM-WebManager pode realmente contribuir com a sua gestão!