Até 2026, as pessoas vão gastar, pelo menos, uma hora por dia utilizando o metaverso, seja para compras, trabalho, estudos ou diversão, segundo a previsão feita pelo Gartner. Ainda conforme o estudo, 30% das organizações vão expandir seus modelos de negócios, oferecendo produtos e serviços para o metaverso.
Mas, afinal, o que é metaverso? Quais são as vantagens para as empresas e como usar na prática? Confira as respostas durante a leitura!
O que é o metaverso?
O metaverso é um tipo de universo virtual que tem por objetivo funcionar como uma ponte que une o mundo digital e o real. Ou seja, é um ambiente que reproduz cenários físicos por meio do auxílio de ferramentas específicas, como os óculos de realidade virtual.
Nesse sentido, a ideia é que o usuário tenha uma experiência mais imersiva durante a interação on-line com outras pessoas e empresas, podendo inclusive desenvolver o seu próprio avatar, que é um boneco representativo.
Assim, o uso da internet para comprar, vender, conversar, jogar, dentre outras ações, passa a ser executado por meio do espaço 3D.
Quais são as vantagens do metaverso para o mundo dos negócios?
Existem inúmeras maneiras de usar o metaverso em benefício de diferentes tipos de negócios. Conheça algumas vantagens que essa tecnologia é capaz de proporcionar:
- Experiência do cliente: o metaverso faz amplo uso das tecnologias 3D para transformar a experiência dentro do mundo virtual o mais real possível. Portanto, para as empresas, isso significa a oportunidade de permitir que o consumidor experimente os itens de modo mais interativo;
- Trabalho remoto: para as organizações com colaboradores em regime home office, o metaverso auxilia na melhor comunicação entre os membros do time mesmo à distância, por exemplo, por meio de reuniões virtuais;
- Presença digital: dependendo do ramo de atuação, é interessante demonstrar para o público e parceiros que o negócio está alinhado com as tendências tecnológicas. Dessa forma, a presença no metaverso pode ser uma das táticas para fortalecer o nome da marca no meio digital.
Como as empresas podem usar o metaverso na prática?
Antes de começar a usar o metaverso na sua empresa, é necessário fazer um bom planejamento, alinhando quais vão ser os objetivos da estratégiae as ações que vão ser implantadas para a conquista dos resultados.
Em vista disso, confira 3 dicas que podem ser úteis para os negócios que pretendem fazer parte do metaverso.
1- Aprenda com outras empresas
A primeira sugestão é observar e estudar o que outras organizações do mercado já estão fazendo. Essa análise pode servir como fonte de inspiração e, ao mesmo tempo, talvez também perceba falhas que pode evitar cometer.
Tanto empresas nacionais como internacionais já estão usando o metaverso em suas operações. Só para exemplificar, é possível citar a Nike, TIM, Gucci, entre outras.
2- Conheça o seu público
Outro passo de grande importância é definir quem é o seu público-alvo dentro do metaverso. Por exemplo, será que a intenção é atrair pessoas mais jovens? Como fazer isso? Entre as soluções, pode ser útil investir na participação da empresa dentro de jogos no universo virtual.
Esse é o caso do Mercado Pago, que ingressou no metaverso como banco digital no servidor Inverso do GTA RP.
3- Mantenha o foco
A última dica é manter o foco em seus objetivos principais, ainda mais se você ainda está se familiarizando com o potencial e a utilização do metaverso como ferramenta de negócio.
Então, se o seu alvo no momento é melhorar os processos internos, concentre-se em maneiras de usar a tecnologia para cumprir essa meta primeiramente. Depois, avance para outras.
Por outro lado, se a ideia é utilizar o metaverso para divulgação de produtos, foque nisso, reservando tempo para analisar como fazer a promoção de forma criativa em conjunto com outras campanhas de marketing.
A Brastemp, por exemplo, fez o lançamento de um frigobar por meio do jogo Avakin Life no metaverso, conectando o mundo real e o virtual.
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