O mercado de soluções tecnológicas conta com diversas opções de sistema de gestão, no entanto, isso não significa que qualquer ferramenta será adequada para o seu negócio.
Segundo o estudo ‘Mercado Brasileiro de Software – Panorama e Tendências 2022’, feito pela ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) em parceria com a IDC (International Data Corporation), o setor mundial de software e serviços de gestão empresarial atingiu em 2021 o valor de US$ 1.468 bilhões.
Isso ressalta ainda mais a importância de tomar uma decisão assertiva, visto que essa escolha irá impactar toda a sua cadeia organizacional.
Acompanhe o artigo e confira os fatores que devem ser avaliados antes de contratar um sistema de gestão ERP (Enterprise Resource Planning).
Atente-se aos requisitos
Sabemos que não é uma tarefa simples comparar as diversas soluções de gestão disponíveis no mercado. Diante disso, pesquise e analise cautelosamente para entender qual modelo será mais eficiente para o seu negócio.
Para te ajudar, separamos alguns requisitos que devem ser levados em consideração no momento da escolha.
1 – Escolha uma empresa comprometida com atendimento e tecnologia
Solidez, comprometimento e investimento tecnológico são pontos extremamente importantes que precisam ser ponderados.
Avalie o quanto da sua cultura está alinhada com a do fornecedor e verifique o comprometimento do atendimento no dia a dia.
Essa será uma relação de longo prazo, então pesquise a forma de relacionamento da empresa com os clientes e como funciona a construção das equipes.
2 – Valide tecnicamente o nível tecnológico da solução
Tenha certeza de que a solução que você está adquirindo está atualizada tecnologicamente. Saiba quais são as políticas de atualização do produto, entenda os procedimentos de segurança da aplicação e certifique se há camadas de APIs para integração com outros sistemas.
Conheça todos os planejamentos do fornecedor em relação à evolução da ferramenta e lembre-se: um software desatualizado leva anos para se recuperar tecnologicamente e esse processo causa grande impacto na operação dos clientes.
3 – Fuja das customizações
Programas que podem ser customizados ao nível de código não trazem segurança para as empresas. Se existe a possibilidade de algum consultor alterar alguma regra no código do sistema, os executivos perdem a garantia de que os processos são à prova de falhas.
As customizações prendem as organizações ao fornecedor, criando amarras no crescimento e tornando-as reféns.
Além disso, a evolução para novas versões do sistema torna-se extremamente cara e complexa, fazendo com que as companhias posterguem, ao máximo, as atualizações, prejudicando o negócio.
4 – Entenda a diferença entre sistema integrado X sistema de gestão empresarial
O mercado vende de forma errada “sistema integrado” como um “sistema de gestão empresarial”, no entanto, esses são produtos completamente distintos.
Um software de gestão deve contar com recursos que proporcionem segurança na forma como os dados são registrados no sistema; os procedimentos precisam ser realizados conforme as regras de compliance da companhia, sendo auditáveis e com a possibilidade de segregar funções; a base de dados deve ter integridade referencial e entrada na aplicação, gerenciada com duplo acesso, além de senhas controladas por formação e validade.
Compare o nível de segurança oferecido entre as soluções de ERP que você está analisando.
5 – Atendimento à legislação fiscal
É primordial que a solução tecnológica tenha uma base fiscal sólida em sua estrutura e que seja nativa da aplicação (e não integrada).
A integração do ERP com um Sistema Fiscal de terceiros é extremamente complexa e oferece riscos. Desse modo, para gerar as obrigações fiscais são necessárias informações de diferentes base de dados. Outro ponto a ser considerado é a garantia de compatibilidade da evolução da ferramenta com as mudanças na legislação.
6 – Investimento
Implantar um ERP não é mais uma ciência desconhecida; a maioria dos usuários já utilizou algum sistema na sua vida. O que valoriza uma empresa é a sua lucratividade, eficiência operacional, estratégia e gestão.
Então, entenda qual o objetivo do seu fornecedor: ganhar dinheiro na implantação ou ganhar dinheiro pelo uso do recurso, realizando implantações ágeis para que os clientes divulguem a sua marca?
Para se destacar perante aos concorrentes, o seu negócio precisa ter uma ferramenta de gestão de qualidade comprovada, capaz de suportar suas operações com confiabilidade e fornecer informações estratégicas de qualidade.
Faça a escolha certa!
Estamos há mais de 30 anos atuando no setor corporativo, desenvolvendo soluções tecnológicas inovadoras e investindo constantemente no aperfeiçoamento dos nossos produtos e serviços.
Pensando nisso, criamos o software de gestão empresarial MXM-WebManager, uma ferramenta totalmente on-line, que reúne os módulos de Inteligência de Negócios (BI), Automação de Processos (BPMS) e Gestão de Documentos em nuvem.
Nossa plataforma engloba diversas características técnicas e operacionais específicas que atendem à Legislação Fiscal Brasileira e SOx Compliance, além de disponibilizar diferenciais que promovem vantagens essenciais para a sua marca, como:
Área de Trabalho Personalizável: personalização do desktop com todos os sites e rotinas do sistema que facilitam seu dia a dia através de uma interface amigável.
Integrações on-line: integração on-line com contabilização automática e informações em tempo real, proporcionando maior segurança nos dados empresariais.
Multi-Idioma: possibilita a escolha do idioma que deseja utilizar o MXM-WebManager. É feita a tradução on-line das telas e títulos dos relatórios.
Multi-Empresa: operação simultânea com diversas empresas, sem a necessidade de um novo login de acesso. Consolida relatórios on-line e gera lançamentos de mútuo das operações entre empresas.
Multi-Plano de Contas: criação de diversos modelos de planos de contas para atender diferentes segmentos de negócios.
Multi-Moedas: viabiliza a movimentação em duas moedas simultaneamente, de acordo com a taxa de conversão aplicada. O saldo das contas é gerenciado em ambas, permitindo a geração automática da variação cambial e conversão de balanço para outras moedas.
O MXM-WebManager é uma solução única e inovadora, desenvolvida com o que existe de mais moderno no mercado tecnológico. Saiba mais detalhes aqui!
Escolha a suíte de aplicações que a sua empresa merece. Fale com os nossos consultores e agende uma demonstração do produto!