O sistema de gestão é um recurso tecnológico muito utilizado por diversas empresas para potencializar o desenvolvimento e crescimento dentro do mercado cada vez mais competitivo.
A ferramenta estrutura e controla toda a cadeia organizacional de um negócio. Desse modo, sua implementação nas rotinas operacionais de distribuição e transporte de insumos, equipamentos e materiais, promove resultados significativos.
Ao longo desse artigo explicaremos as principais vantagens de ter esse software de ERP na logística. Confira!
Impacto do sistema de gestão na logística
Segundo um estudo publicado pelo ILOS em 2017, os custos logísticos representavam 12,2% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. No orçamento das empresas, esses gastos consumiam quase 8% da receita líquida. Sem uma gestão adequada, esse percentual tinha grande potencial de aumentar. Já o FGV Transportes divulgou que em 2022 o custo Brasil do setor logístico tinha a estimativa de consumir mais de 10% do PIB.
Por isso é importante entendermos que, para alcançar uma logística eficiente e ágil, sem impactos nos custos e despesas, é necessário aprimorar todos os processos operacionais. Mas como os gestores podem fazer isso?
O sistema de gestão ou ERP (Enterprise Resource Planning) ganhou espaço no meio empresarial e tornou-se uma solução eficaz na administração de uma cadeia de suprimentos.
As empresas que investem na ferramenta garantem uma visão ampla sobre o negócio e, a partir disso, conseguem estabelecer um planejamento estratégico assertivo de curto, médio e longo prazo.
Diante disso, acontece o controle efetivo de todos os departamentos, nas quais as tarefas são aperfeiçoadas e o tempo é otimizado. Por consequência, as qualidades são maximizadas e as falhas, reduzidas drasticamente.
Com a utilização adequada e os objetivos bem definidos, o software de gestão impacta positivamente as operações, transformando por completo o setor de logística.
Vantagens!
Como abordamos anteriormente, implementar esse recurso tecnológico para gerir o fluxo operacional proporciona benefícios primordiais, gerando um funcionamento mais eficiente das atividades envolvendo o departamento de logística.
Confira quais são essas vantagens:
- Estruturação do fluxo de trabalho;
- Automatização dos processos;
- Maior organização dos procedimentos;
- Domínio sobre a cadeia de suprimentos;
- Criação de rotinas mais inteligentes;
- Eliminação de processos manuais;
- Diminuição de retrabalho;
- Agilidade na execução das tarefas;
- Informações e dados precisos;
- Otimização de tempo;
- Economia de custos;
- Redução no uso de mão de obra;
- Insights em tempo real;
- Segurança das informações;
- Monitoramento e gestão de indicadores;
- Diminuição de processos burocráticos;
- Aumento da produtividade;
- Gestão de frotas;
- Controle de estoque;
- Aprimoramento nos pedidos de compras;
- Alinhamento mais amplo entre os setores;
- Melhoria na qualidade dos serviços prestados.
Uma pesquisa feita pela Deloitte com aproximadamente 500 empresas mostrou que 96% delas têm a intenção de focar em software de gestão para aumentar produtividade e eficiência.
Como o MXM-WebManager pode te ajudar?
O sistema de gestão desenvolvido pela MXM, o MXM-WebManager, é uma plataforma totalmente on-line que integra as funções de Gestão Empresarial (ERP), Inteligência de Negócios (BI), Automação de Processos (BPMS) e Gestão de Documentos em Nuvem, permitindo flexibilidade operacional e integridade da base de dados.
A ferramenta compõe diversos módulos e funcionalidades que potencializam as aplicações nas rotinas corporativas, adequando-se às necessidades do negócio para atender a todos os procedimentos internos.
Com diferenciais importantes, como Área de Trabalho Personalizável, Integração com Contabilização Automática, Multi-Idioma, Multi-Empresa, Multi-Plano de Contas e Multi-Moedas, entre outros, o software proporciona vantagens competitivas indispensáveis que se alinham com o setor de logística.
Um case importante é o da Zamacon, empresa varejista de materiais de construção e produtos de limpeza que utiliza o nosso ERP para suprir as demandas de maneira eficiente.
Confira um trecho do depoimento do Diretor de Operações da organização, Gerson do Carmo: “Somos uma empresa que compra e vende produtos, então a venda e o pós-venda são indispensáveis para o sucesso da nossa atividade. Além disso, nosso segmento atua com substituição tributária, onde a parte de tributação do ICMS é fundamental para a operação. Por isso, o módulo vendas do MXM-WebManager é um sucesso à parte!”. Conheça mais detalhes sobre essa parceria: clique aqui!
Se você busca uma solução tecnológica que enfrenta de maneira assertiva os desafios da área logística e, ao mesmo tempo, estrutura corretamente os departamentos internos para impulsionar a relação entre vendas, compras, contabilidade e a área fiscal, o MXM-WebManager está preparado para atender seus objetivos.
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