A transformação digital tem incentivado muitas empresas a aprimorarem seus processos através de soluções tecnológicas. No entanto, com o constante aumento das demandas e complexidades operacionais que surgem, percebe-se a necessidade de ter uma única ferramenta que reúna diversas funcionalidades e possibilite a integração com outros sistemas.
Desse modo, a integração de sistemas é uma alternativa mais prática para automatizar tarefas, otimizar tempo e diminuir custos.
Acompanhe a leitura e conheça as vantagens do ERP para ter integração a outros sistemas.
O que é integração de sistemas?
A integração de sistemas é a conexão entre diferentes plataformas e ferramentas digitais de maneira automática. A partir dessa ação, as áreas de uma mesma empresa ficam interligadas, facilitando o trabalho em conjunto entre os setores. Desse modo, ocorre um melhor alinhamento das atividades externas e internas com os objetivos já estabelecidos.
No entanto, essa metodologia de integração abrange operações customizadas e arquitetura de informações específicas, de acordo com fatores particulares da empresa e elementos tecnológicos viáveis.
Existem alguns meios para que os recursos tecnológicos interajam entre si de modo automatizado, simplificando a criação de interfaces de comunicação no sistema, como, por exemplo, a utilização da tecnologia cloud computing e APIs (Application Programming Interface).
Saiba o que é API
Segundo o Gartner, API é uma interface de programação que fornece acesso programático às funcionalidades e aos dados de um serviço em um aplicativo ou banco de dados. Esse método pode ser usado como um bloco de construção para o desenvolvimento de novas interações com humanos, outros aplicativos ou dispositivos inteligentes. Dessa maneira, as empresas usam as APIs para atender às necessidades de um ecossistema e iniciar um modelo de negócios de plataforma.
A partir das APIs, softwares e aplicativos podem se comunicar com outras plataformas digitais. Esse recurso visa simplificar o trabalho dos desenvolvedores, tornando-se uma importante ligação entre diferentes tipos de software ou aplicação, em que ocorre a troca de dados entre os sistemas. Com isso, acontece a automatização de processos e o desenvolvimento de novas funcionalidades.
Segundo um levantamento feito pela companhia de tecnologia G2 Learn Hub, 33% das empresas entrevistadas acreditam que APIs personalizadas são necessárias para extrair dados de ERP e transformar os negócios.
Vantagens do ERP com integração de sistemas
Empresas que possuem um ERP que possibilita a integração com outros sistemas contam com vantagens importantes que promovem novas possibilidades e soluções alternativas ao negócio, interferindo positivamente no desenvolvimento e crescimento da organização. Confira as principais vantagens do ERP:
- Automatização de processos;
- Otimização de tempo;
- Diminuição de retrabalho;
- Eliminação de processos manuais;
- Melhor organização do fluxo de trabalho;
- Redução nas inconsistências de informações;
- Aumento da produtividade;
- Criação de rotinas mais inteligentes;
- Melhora a qualidade dos serviços prestados;
- Economia de custos operacionais;
- Aperfeiçoa a comunicação interna;
- Alinhamento mais amplo entre os setores;
- Auxílio na elaboração de estratégias;
- Agilidade na execução das tarefas;
- Assertividade na tomada de decisões;
- Maior competitividade no mercado.
MXM-WebManager possibilita a integração com outros sistemas
O MXM-WebManager é uma plataforma de gestão 100% web, que conta com um ERP de alta performance e possibilita a integração com outros sistemas.
A robustez atrelada à simplicidade torna o nosso software uma solução inovadora, já que a ferramenta processa grandes volumes de dados de forma rápida e on-line e, eliminando processos manuais e proporcionando aos gestores relatórios sempre atualizados.
Além disso, como um software ERP para serviços, ele atende de maneira eficiente as necessidades específicas do setor de serviços.