Conheça as soluções que a MXM oferece às entidades do Sistema S

Diante das necessidades enfrentadas pelas entidades do Sistema S – conjunto de organizações corporativas voltadas para apoiar o Estado -, a MXM Sistemas desenvolveu um software de gestão de alta performance para atender às principais demandas desse setor e transformar a maneira dessas companhias administrarem os procedimentos internos e executarem os processos rotineiros.

Com as disposições dos Regulamentos e Licitações e Contratos próprios do Sistema S, a adoção de possíveis mudanças da Nova Lei de Licitações Contratos (L. 14.133/21) – quando são cabíveis aos processos internos dessas entidades – pode gerar impactos positivos na rotina de compras e contratações.

Em vista disso, apresentaremos as soluções que desenvolvemos exclusivamente para essa categoria. Acompanhe o conteúdo até o final e saiba mais detalhes sobre o assunto!

Solução da MXM para o Sistema S!

Com o objetivo de minimizar os impactos da burocracia processual e, consequentemente, agilizar as decisões estratégicas e gerenciais com total confiança, foi desenvolvido o MXM-WebManager, uma plataforma de gestão 100% online que atende inteiramente às legislações brasileiras cabíveis, além dos regulamentos próprios e os regimentos internos do Sistema S. Saiba mais detalhes das características operacionais do MXM-WebManager aqui!

Nosso software inteligente opera de forma integrada e engloba diversas soluções em um único portal, capaz de automatizar uma grande variedade de processos inerentes à gestão corporativa dos Serviços Sociais Autônomos. Assim, é possível reunir informações importantes e precisas que facilitam a análise de dados e auxiliam os dirigentes e gestores com insights preciosos para tomadas de decisões mais assertivas.

Confira com mais detalhes a importância de contar com um ERP de alta performance nas rotinas operacionais desse setor: clique aqui!

Funcionalidades incorporadas no MXM-WebManager para o Sistema S

Nossa plataforma conta com funcionalidades incorporadas que são fundamentais e específicas para as entidades do Sistema S. Confira algumas delas e descubra a importância destas aplicações na gestão interna das organizações:

Processo de Compras

Essa funcionalidade viabiliza a configuração processual, desde a etapa de planejamento das compras até as efetivas contratações, considerando as regras dos Regulamentos de Licitações e Contratos do Sistema S. A função também possibilita que o usuário vincule as compras que serão realizadas aos respectivos artigos normativos das modalidades de licitações e das hipóteses de compras diretas (dispensas e inexigibilidades de licitação).

Além disso, o recurso oferece a geração e o controle das atas de registro de preços, permitindo acompanhar e proceder as medições de consumo dos saldos contratados por requisitante, produto, setor ou outros. O MXM-WebManager é uma solução que integra facilmente todos os Portais de Compras disponíveis no mercado, como, por exemplo, a integração com o Banco do Brasil, possibilitando o acompanhamento dos status das licitações em tempo real.

Outro ponto importante é a geração automática dos relatórios dos processos de compras e contratações, que atendem as periódicas auditorias realizadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela Controladoria-Geral da União (CGU).

Orçamento

O orçamento é fundamental para definir os reais valores estimados das compras e contratações. Ademais, visa demonstrar a clareza na gestão das entidades do Sistema S, estabelecendo as suas prioridades em atendimento aos requisitos normativos e específicos do segmento.

Nossa plataforma atende, por exemplo, o modelo de orçamento por duodécimo, contendo recursos que asseguram que o planejamento seja realizado de forma estruturada e com alto nível de controle operacional. Além dessas vantagens, garante que os relatórios sejam emitidos de forma assertiva, contribuindo com a transparência em cada procedimento efetuado.

Contabilidade

A contabilidade é o reflexo de toda operação da entidade, tornando-se uma base legítima das suas informações. Por esta razão, nosso software viabiliza dados que são alimentados em tempo real, permitindo aos dirigentes e aos gestores a rápida identificação dos lançamentos e suas respectivas origens.

Suprimentos

Por administrarem verbas essencialmente paraestatais, a gestão de suprimentos dos Serviços Sociais Autônomos é extremamente delicada. Isso porque, além de terem o dever de agir com total transparência, esta área enfrenta os desafios de cumprir os devidos processos legais e, ainda, trazer eficiência ao seu fluxo operacional, em atendimento aos direitos sociais.

Sendo assim, nossa plataforma fornece recursos para manter um fluxo de processos orquestrado, seguindo o planejamento anual e as respectivas aprovações por alçadas, em comprometimento aos limites orçamentários, para certificar a devida rastreabilidade de forma ágil e eficiente.

Auditoria

Entendemos que a promoção da cultura da transparência é essencial para o gerenciamento e real enquadramento aos programas de integridade e compliance das instituições do Sistema S. Por esta razão, certificamos que todos os procedimentos sejam executados conforme as normas vigentes por meio de inovadores recursos de gestão corporativa.

Isso fortalece a prevenção e a identificação de ações e processos instituídos fora dos padrões regulamentados.

Contratos

O registro das informações, a identificação da matriz de responsabilidades e dos prazos contratuais são muito importantes para o setor de contratos das entidades do Sistema S. Para tanto, é necessário garantir o alto controle, a boa gestão dos fornecedores e acompanhar as obrigações contratuais firmadas.

Em função disso, um dos diferenciais do nosso ERP é a administração integrada, que habilita os contratos atribuídos por competência aos respectivos gestores, para que eles possam proceder as devidas gestões e fiscalizações (operacionais e administrativas) de forma constante e segura.

Para saber todas as aplicações disponíveis e mais detalhes das funções apresentadas, fale com a nossa equipe.

Projetos de sucesso

A MXM se posiciona entre as quatro maiores empresas nacionais na área de gestão empresarial para médias e grandes organizações. Nossas soluções atendem instituições nacionais e multinacionais líderes de mercado, em variados segmentos, com expertise atestada por diversos projetos de sucesso! Nossas soluções já apoiaram e, ainda, auxiliam direta e indiretamente, entidades do Sistema S, como o SENAC e o SESC!

Desde 2001 mantemos uma parceria consolidada com o SENAC, que utiliza nosso software de gestão para otimizar operações administrativas, de compras, financeiras e contábeis nas 25 filiais da instituição.

O SENAC possui um regulamento de contabilidade próprio e, para adequar o sistema às necessidades da instituição, nós adaptamos as aplicações específicas à solução tecnológica.

Diante deste contexto operacional, nossa plataforma gerou uma série de impactos positivos aos processos administrativos da entidade, além do aperfeiçoamento do plano de contas contábil e da composição de custos da organização. Confira mais detalhes aqui.

Além dessa experiência, nossa colaboração com o SESC começou em 2021, através da implantação da solução MXM-WebManager no Departamento Nacional – DN e no Departamento Regional – DR do Estado de Goiás. Após esse período, prosseguimos com a migração em mais 10 unidades, em um período de apenas 3 meses.

A solução implantada no SESC conta com os módulos:

  • Orçamento Fiscal
  • Contabilidade
  • Contas a pagar
  • Contas a receber
  • Tesouraria
  • Gestão de viagens
  • Estoque
  • Compras
  • Patrimônio
  • Contratos de compras
  • Gestão de processos

Entre outros recursos integrados.

Com a eficiência do nosso ERP, o SESC tem como intuito potencializar o uso do MXM-WebManager nacionalmente, cenário que fortalece o compromisso com uma gestão moderna e eficiente, tão esperada pelos Serviços Sociais Autônomos.

Como visto, nossos projetos no SESC e SENAC são exemplos de competência e geração de resultados.

Garanta melhorias nos procedimentos licitatórios

Se você visa diminuir a burocracia, automatizar as tarefas e modernizar as suas operações, nosso software de alta performance é totalmente adequado para te auxiliar em cada processo.

A MXM venceu um processo licitatório e possui uma Ata de Registro de Preços disponível para adesão do Sistema S. A partir disso, a entidade detentora do Registro de Preços pode compartilhar os serviços e saldos disponíveis com outras instituições do setor (sem licitação), até junho de 2023.

Portanto, entre em contato e saiba mais informações sobre o nosso sistema e tire suas dúvidas em relação ao processo de licitação. Conte com o nosso apoio tecnológico!