O meio de pagamento chamado Documento de Ordem de Crédito (DOC), lançado em 1985, será descontinuado pelos bancos associados à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) a partir de 29 de fevereiro de 2024, para Pessoas Físicas e Jurídicas.
Além disso, a Transferência Especial de Crédito (TEC), desenvolvida especialmente por empresas para pagamento de benefícios a funcionários, também será extinta. Ambas têm sido pouco utilizadas e apresentam menor custo-benefício em relação a outros sistemas, como a Transferência Eletrônica Disponível (TED) e o Pix.
De acordo com informações da Febraban, as transações via DOC em 2022 totalizaram apenas 59 milhões de operações, 0,09% do total das 63,062 bilhões de operações feitas no ano.
O DOC também ficou muito atrás das transações com cheques, TED, boleto, cartão de débito, crédito e do PIX, modalidade gratuita e instantânea, e preferida dos brasileiros com 24 bilhões de operações em 2022.
Imagem: Febraban
Cronograma de encerramento dos serviços de DOC e TEC
- 15.01.2024, às 22h: Limite para encerramento da oferta dos serviços de DOC aos clientes (Pessoas Física e Jurídica).
- 29/02/2024: Limite para agendamento de DOC por Pessoa Física ou Jurídica.
- 29/02/2024: limite para o encerramento dos sistemas de recebimento e processamento DOC/TEC.
O que muda na prática?
Com a desativação dos serviços de DOC e TEC, os clientes terão que modificar a forma como pagam suas contas e seus fornecedores, deixando de utilizar o TED/DOC e aderindo ao uso do PIX.
Apesar de parecer uma mudança sutil, para as empresas isso significa uma grande transformação. Os sistemas utilizados precisarão ser reconfigurados para que possam receber e processar transações realizadas por meio do PIX. Além disso, dependendo do banco utilizado, será necessário obter a chave PIX dos fornecedores, o que pode gerar um certo transtorno.
Entretanto, apesar dos desafios que essa mudança traz, é importante salientar que o PIX oferece muitas vantagens em relação aos serviços anteriores. A transferência de dinheiro é realizada em tempo real, 24 horas por dia, todos os dias da semana. Além disso, não há custo para utilização do serviço, o que pode ser um grande benefício para pessoas físicas e jurídicas.
Portanto, é importante estar atento às mudanças e se planejar para realizar a transição com o menor impacto possível. Prepare sua empresa para a adesão definitiva do PIX e aproveite a agilidade, segurança e facilidade que este serviço proporciona.
Sobre o DOC e a TEC
A TEC e o DOC possuem o mesmo limite de transações, no valor de R$4.999,99. As transferências em formato DOC são efetivadas um dia após o recebimento da ordem de transferência pelo banco. No caso da TEC, a movimentação de recursos é efetuada até o final do dia em que a ordem foi dada.
A maior diferença entre esses dois serviços é que, no caso da TEC, o emissor pode realizar a transferência de recursos para diferentes contas ao mesmo tempo, função não oferecida na modalidade DOC. Além disso, as tarifas de ambos os serviços são definidas por cada banco e divulgada em seus meios de comunicação com o cliente.
Quer saber como o MXM-WebManager pode transformar os processos do seu negócio? Converse com nossos consultores e conheça a Plataforma de Gestão Integrada da MXM. Faça a escolha certa, transforme de uma vez por toda a sua empresa.Parte superior do formulário