Entenda o que é \’Customer Experience\’ e ‘User Experience’. Saiba como essas tecnologias podem ajudá-lo

O termo customer experience ganhou bastante atenção nos últimos anos e ainda continua sendo muito discutido, já que a experiência do consumidor, em cada processo direto com os serviços ou produtos de uma determinada empresa, tem grande influência no valor atribuído à marca em seu mercado de atuação.

Na maioria dos casos, o cliente não avalia somente a qualidade do serviço ou produto, mas também todas as etapas que envolvem o relacionamento com a marca. Por isso, é extremamente importante priorizar a satisfação do consumidor.

Pensando nisso, a MXM oferece soluções tecnológicas, com foco na experiência do usuário, através de um ERP extremamente intuitivo, que possui uma rápida curva de aprendizado e com telas muito amigáveis, idealizado para assegurar que as empresas tenham facilidade na implementação da nova solução. Além disso, o contato sempre próximo com os clientes e o nível de cuidado e atenção no atendimento de suas necessidades fazem com que a MXM se destaque neste quesito. Saiba mais aqui!

O que é ‘Customer Experience’ e ‘User Experience’?

De acordo com o Gartner, define-se ‘Customer Experience’ (CX) como as percepções do cliente e sentimentos causados ​​pelo efeito único e cumulativo das interações com funcionários, sistemas, canais ou produtos de um fornecedor (marca/empresa).

Já o termo ‘User Experience’ (UX) é a soma dos efeitos causados ​​por uma pessoa usando uma solução digital. Os esforços de UX se concentram na experiência que as pessoas têm ao interagir com um produto ou solução específica de uma marca.

Benefícios de investir no ‘Customer Experience’ e ‘User Experience’

Investir na experiência do cliente garante benefícios essenciais para ganhar vantagem competitiva diante dos concorrentes, como:

  • Fidelização de clientes;
  • Parcerias duradouras;
  • Retenção de novos consumidores;
  • Credibilidade;
  • Otimização de recursos;
  • Maior lucratividade.

Além disso, ao passo que a experiência do usuário viabiliza vantagens em termos de economia de custos, ela também auxilia no aumento de tráfego, maiores conversões, melhoria na comunicação e a potencialização da marca.

Segundo pesquisa ‘Customer Experience Trends Report’ feita pela Acquia, na qual entrevistou mais de 8 mil consumidores e 800 profissionais de marketing na Austrália, Brasil, França, Alemanha, Japão, Cingapura, Reino Unido e os Estados Unidos de julho a agosto de 2021, 94% dos profissionais de marketing brasileiros informam que sua organização mudou sua estratégia de CX digital nos últimos 18 meses – contando a partir da data do estudo.

Já a grande maioria indicou aumentos modestos em seu orçamento de ferramentas CX em 2022. 31% esperam um aumento de até 5%; 36% preveem um aumento de 5% a 10%, e apenas 7% acham que seus orçamentos permanecerão estáveis ​​ou diminuirão.

ERP na experiência do usuário

Atualmente, as empresas que buscam implementar um sistema de gestão, encontram uma ampla variedade no mercado, no entanto, é fundamental que os gestores fiquem atentos em qual solução será a mais adequada para atender às suas demandas internas. Para isso, é importante comparar as soluções e verificar qual fornecedor possui tradição no mercado, cases de referência e uma solução com um nível tecnológico que propicie, por meio de relatórios e métricas, informações que lhes tragam insights precisos.

Portanto, é fundamental que as organizações busquem um sistema de gestão ágil, flexível, didático, user friendly e com funcionalidades aderentes ao seu negócio, e que ainda conte com uma camada de APIs para integrar com outros sistemas que irão compor as necessidades das demais áreas corporativas que não utilizam o ERP, visando ter soluções especialistas em cada área integrado ao backoffice corporativo pelo ERP.

Ainda de acordo com o estudo da Acquia, as marcas brasileiras continuam dedicando seus esforços em estabelecer a base tecnológica certa para seu CX digital: 96% dos entrevistados no Brasil afirmam que o retorno sobre o investimento de sua organização em ferramentas de tecnologia de marketing melhorou em 2021.

MXM-WebManager

O sistema de gestão MXM-WebManager da MXM é integrado 100% online, com as funções de Inteligência de Negócios (BI), Automação de Processos (BPMS) e Gestão de Documentos em Nuvem, composto por diversos módulos e conjuntos de boas práticas de usabilidade, tudo em uma interface simples e intuitiva.

Esta integração torna o nosso software uma solução única e inovadora, que permite o acesso às rotinas operacionais e de gestão em um único ambiente. Nele, os usuários operacionais passam a trabalhar monitorados pelos processos da empresa, sendo informados das tarefas a serem realizadas. Além disso, através da automação, os gestores são sempre avisados das exceções ocorridas que demandam intervenção.

Aprenda a usar o MXM-WebManager

A MXM criou um centro de treinamento on-line Self Learning, o MXM-EAD, para promover a capacitação conceitual e técnica do sistema de gestão MXM-WebManager para os usuários, parceiros e colaboradores da MXM Sistemas. Desse modo, nossas soluções serão sempre utilizadas de forma eficaz, ajudando as empresas a se tornarem mais próximas de seus clientes.

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Conclusão

Em resumo, contar com um sistema de gestão de alta performance colabora na integração de diversas funções internas em uma empresa, facilitando aos gestores uma visão completa das atividades executadas e, a partir disso, possibilita a identificação dos pontos de melhoria para serem tratados com mais atenção.

Desta forma ocorre uma transformação no relacionamento da instituição com os colaboradores, parceiros e consumidores, visto que ajustar alguns fatores através de um software inteligente interfere diretamente na experiência do usuário.

Dessa forma, investir em um fornecedor que preze por relacionamentos a longo prazo é primordial para manter a estabilidade da empresa. Em razão disso, sempre busque utilizar um ERP abrangente, intuitivo e ágil que possibilite que os usuários estejam sempre à frente da operação e proporcione as informações necessárias para serem tomadas ações estratégicas, que além de melhorar a produtividade interna, proporciona aos usuários mais tempo para focar no corebusiness da sua operação, como o MXM-WebManager! Fale com a nossa equipe e conte com as soluções MXM.