Você com certeza já ouviu o termo ESG, um assunto muito recorrente no mundo corporativo. Mas você sabe o que significa e qual a importância da ESG no setor de óleo e gás? Acompanhe este artigo para entender mais sobre essa temática. Boa leitura!
Por dentro do ESG
A sigla ESG significa “Environmental, Social and Corporate Governance”, na tradução: Meio Ambiente, Social e Governança Corporativa. Essa sigla surgiu por meio de um grupo de trabalho do PRI (Principles for Responsible Investment), ligado à ONU (Organização das Nações Unidas), e começou a gerar movimentações em 2004, tratando-se de um conceito que surgiu nos ambientes empresariais para discutir ações de sustentabilidade e suas repercussões dentro dos setores.
Muitas empresas passaram a adotar medidas socioambientais porque se conscientizaram do impacto que suas ações exercem no crescimento econômico e social. Dessa forma, a implantação das políticas de ESG tem colaborado diretamente para o desenvolvimento da sociedade à nível nacional e, consequentemente, gerado resultados positivos para as organizações.
ESG no setor de óleo e gás
O setor de óleo e gás cresce a cada dia e é muito importante para o desenvolvimento econômico do país, pois gera empregos e renda em grande escala, além de causar resultados positivos na área ambiental. Segundo o Plano Decenal de Expansão de Energia 2031 (PDE 2031), desenvolvido pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), até 2030 a extração de petróleo e gás no Brasil deverá crescer cerca de 80%.
Mudanças no setor
O segmento já passou por várias mudanças ao longo das décadas e precisou se adaptar a todas as inovações tecnológicas que vêm transformando o mundo. No entanto, ter um olhar consciente para atividades ambientais agrega valor aos serviços e é fundamental para o progresso e melhorias dentro da instituição.
As mudanças no setor de óleo e gás já acontecem há alguns anos e cada vez mais as empresas passaram a rever suas políticas para tomar decisões relevantes e essenciais, que visam diminuir o impacto negativo de seus serviços ou produtos no meio ambiente. Isso porque muitos consumidores prezam por organizações que adotam medidas sustentáveis e, quando identificam que a companhia não tem projetos em prol dessa temática, param de consumir e apoiar a marca.
Em 2019 a agência de pesquisa norte-americana Union + Webster realizou um estudo que foi divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), indicando que 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis e 70% dos entrevistados disseram que não se importam em pagar um pouco mais por isso.
Sendo assim, a probabilidade é que nos próximos anos as empresas invistam ainda mais em novas regulamentações que atendam aos princípios do ESG. E aqueles que não se adequarem têm grandes chances de perder espaço em um mercado cada vez mais competitivo.
Como iniciar ações ESG?
Para emplacar sua organização nos princípios de ESG, é necessário entender qual o objetivo e o principal propósito da empresa dentro de sua área de atuação, além de definir como isso irá afetar a sociedade. Para isso, é importante executar o levantamento de emissões em todos os níveis e, com base nas conclusões, definir estratégias de redução.
Portanto, a partir disso, as empresas podem iniciar a implementação de políticas de governança eficazes e objetivas. Além de estabelecer uma comunicação honesta e colaborativa com os clientes e fornecedores sobre o tema, entendendo o papel do empreendimento nas mudanças pretendidas.
Um sistema de gestão integrado pode ajudá-lo a implementar as práticas ESG
Um sistema integrado de gestão empresarial, como o MXM-WebManager, pode ser um grande aliado às boas práticas do ESG, já que garante uma visão completa do negócio, centralizando todas as informações das áreas em tempo real, visando à melhoria dos processos e o desenvolvimento constante da empresa.
Conclusão
O conceito ESG é primordial para colocar em prática ações voltadas ao meio ambiente. E nesse processo são garantidos benefícios importantes para as empresas do segmento de óleo e gás, como tornar-se uma empresa referência no mercado, ampliar o valor da companhia, melhorar a imagem institucional da marca, ter mais credibilidade com investidores e clientes e garantir o alinhamento de interesses mútuos com os consumidores.
O segmento sustentável pode trazer muitas oportunidades para sua organização. E com o apoio dos recursos e ferramentas tecnológicas certas, seu empreendimento ganhará mais espaço e se destacará no meio competitivo.